Crítica | Memories of Murder (2003)

de Eduardo Sacadura

Mais de uma década antes de Parasite (Gisaengchung, 2019) ter sido, quase por unanimidade tanto da crítica como do público, coroado enquanto um dos expoentes máximos não só do cinema sul-coreano, mas de um cinema “marginal” ao epicentro estadunidense, Bong Joon-ho já tinha vindo a construir, ainda que de forma humilde, uma reputação internacional enquanto cineasta denunciador dos principais vícios de uma sociedade contemporânea pautada pela desigualdade social e a falência das suas instituições. Memories of Murder (Salinui Chueok) é a obra que coloca o realizador no mapa, influenciando um vasto leque de thrillers policiais e cristalizando-se, simultaneamente, como uma das obras cinematográficas mais relevantes do século XXI.

Numa Coreia sufocada pela opressão do autoritarismo militar da década de 80’, a província de Gyeonggi é assombrada por um conjunto de assassinatos nas suas aldeias. A natureza macabra e metódica dos crimes desespera a população e confunde a polícia local.Esta força da autoridade, autóctone da região, é encabeçada pelos detetives Park Doo-man, interpretado pelo brilhante Song Kang-ho, e Cho Yong-koo (Kim Roi-ha) que, entre crenças rurais, preconceitos e abuso de poder, vão tentando construir a narrativa mais coesa possível para encontrar o culpado. Surpreendentemente, nem os “olhos de xamã” de Doo-man nem os dropkicks de Yong-koo conseguem solucionar aquele que se estava a tornar o primeiro caso de assassinato em série do seu país, sendo necessária a intervenção no caso de Seo Tae-yoon (Kim Sang-kyung), um detetive de Seul que se posiciona fortemente contra os métodos praticados pelos seus colegas.

Esta oposição ideológica apresenta-se como a principal força da obra, ampliando a tensão sufocante sentida por esta presença mortífera através de um conflito cultural que estabelece uma ponte subtil entre a ação principal e o contexto sociopolítico vivido pelas personagens, onde assistimos tanto a manifestações estudantis e tentativas de escrutínio jornalístico das instituições, como à fabricação de provas e torturas de suspeitos. Dessa forma, Joon-ho, o sociólogo tornado realizador, estabelece uma separação clara entre a população que anseia por mudança e os elementos da autoridade que procuram a manutenção do status quo. O cineasta, expande na obra a problemática da desigualdade social, temática central na sua filmografia em obras como Gisaengchung, Snowpiercer (Seolgungnyeolcha, 2013) ou o mais recente Mickey 17 (2025), através da dicotomia presenciada entre a experiência rural e urbana e as diferentes abordagens de investigação suportadas por estas filosofias distintas, mas que colidem no seu objetivo.

A dimensão formal da obra enriquece o conflito com uma fotografia que privilegia a utilização de cores menos saturadas e uma iluminação natural com Kim Hyung-koo a fazer uso destes elementos para sublinhar o ambiente de desespero e ansiedade constantes a que os personagens estão expostos. As mesmas fundem-se com o cenário, desaparecendo nas sombras ou emergindo da vegetação, demonstrando a inseparabilidade das personagens com o contexto. De igual modo, o realizador contrapõe os planos abertos de vastos ambientes rurais enfatizando a busca incessante pelo culpado, com planos mais fechados em espaços bem delimitados para ilustrar a opressão e tensão exercida pela autoridade à população. A representação é hipnótica e de fisicalidade tal que amplia o impacto de cada diálogo. O argumento (Bong Joon-ho e Shim Sung-bo) e a montagem (Kim Sun-min) conseguem encontrar um equilíbrio notável entre as cenas de cariz mais cómico dentro de uma inquietação e o sentido de urgência, que se vão instalando ao longo da narrativa, culminando num desfecho tão satisfatório como assombroso.

Memories of Murder é uma obra desconcertante, crua e obrigatória para quem deseja mergulhar nos confins da natureza humana, bem como na responsabilidade individual e coletiva que exercemos sobre o outro, ampliando o discurso no género ao destacar a interdependência destas dimensões.

5/5
0 comentário
1

Related News

Deixa Um Comentário