Before the Storm | Última Vaga de Novidades MOTELX 2025

de Fio Condutor

19ª edição do MOTELX
Abertura, Encerramento e outras novidades assustadoras
9 a 15 de Setembro | Cinema São Jorge

­
Falta menos de um mês para o terror invadir Lisboa. Antes de revelar a sua programação completa, o MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa apresenta várias novidades que farão parte do cardápio da 19ª edição do festival. Nomeadamente, os filmes escolhidos para as sessões de Abertura e de Encerramento, o programa dedicado a Gale Anne Hurd e ainda três novos títulos para a secção Serviço de Quarto: I Live Here Now (de Julie Pacino, filha de Al Pacino), Queens of The Dead (de Tina Romero, filha de George A. Romero) e The Piano Accident (de Quentin Dupieux, também conhecido como Mr. Oizo no panorama musical).


 

SESSÃO DE ABERTURA

Em estreia nacional, The Long Walk, de Francis Lawrence (Constantine, 2005; I Am Legend, 2007; e quatro filmes da saga The Hunger Games, 2019-), é o filme escolhido para a Sessão de Abertura do MOTELX 2025 a ter lugar dia 9 de Setembro. Um grupo de jovens participa numa competição de caminhada onde quem não conseguir manter uma velocidade mínima será executado – uma tradição anual nesta América totalitária. Baseado no livro homónimo de Stephen King, e com Cooper Hoffman (Licorice Pizza, 2021) e Mark Hamill (Star Wars, 1977-2019) como protagonistas, este é um thriller onde distopia e carnificina formam uma inquietante parceria.


 

SESSÃO DE ENCERRAMENTO

The Home, do realizador norte-americano James DeMonaco – criador da franquia The Purge (2013-2021)-, narra a história de Max (Pete Davidson, ex-Saturday Night Live), um rapaz que é condenado a prestar serviço comunitário numa casa de repouso para a terceira idade. Também em estreia nacional, o filme com honras de Sessão de Encerramento da 19ª edição do MOTELX – que decorre no dia 14 de Setembro – é um conto de terror psicológico onde os jump scares são o prato do dia.


 

GALE ANNE HURD – Convidada de Honra do MOTELX 2025

Gale Anne Hurd, produtora de clássicos incontornáveis como Terminator (1984), Aliens (1986), The Abyss (1989), The Ghost and the Darkness (1996), The Relic (1997), entre muitos outros, é a Convidada de Honra do MOTELX 2025 e a primeira homenageada com o novo Prémio Noémia Delgado para Mulheres Notáveis no Terror.

A lendária produtora marcará presença em sessões especiais de Aliens: Director’s Cut (1986) e Tremors (1990) – duas obras fundamentais do cinema de género – nas quais fará introduções exclusivas.

Hurd participará ainda numa masterclass moderada por Heidi Honeycutt – jornalista, programadora e historiadora de cinema que, na última edição do festival, apresentou o livro I Spit on Your Celluloid: The History of Women Directing Horror Movies. A sessão contará com um espaço dedicado a perguntas e respostas com o público.


SERVIÇO DE QUARTO – Novidades

­Ao Serviço de Quarto chegam mais três filmes em estreia nacional. A estreia na realização de Tina Romero (filha do “Godfather of the Dead“, George A. Romero), prova de que afinal quem sai aos seus sempre é do terror, cumpre-se com Queens Of The Dead. Um clube drag é invadido por um apocalipse zombie. Uma sátira onde glamour e mortos-vivos coabitam sem atropelos. I Live Here Now, a primeira longa-metragem de Julie Pacino (filha de Al Pacino que aqui assina a realização e escrita) conta a história de uma actriz (Lucy Fry) fragilizada mentalmente que se deixa ficar num hotel recôndito no meio das montanhas. Mais rapidamente do que julga, a realidade sucumbirá à dissociação. E ainda The Piano Accident, o novo trabalho de Quentin Dupieux (Rubber, 2010; Yannick, 2023) — também conhecido como Mr. Oizo no seu nome artístico enquanto produtor musical -, que encontra em Adèle Exarchopoulos a sua musa para nos falar da farsa – e do fardo – que são as redes sociais.

0 comentário
2

Related News

Deixa Um Comentário