O terror está mesmo a chegar. De 9 a 15 de Setembro, no Cinema São Jorge.
Pedro Pascal em Freaky Tales (2024); Peter Dinklage, Kevin Bacon e Elijah Wood no novo The Toxic Avenger (2023), que é apresentado em Sessão Especial “2TOXIC!” com o filme original da franquia de Lloyd Kaufman e da Troma Entertainment; os oito filmes a competição no prémio Méliès d’argent — Melhor Longa Europeia (onde Rosamund Pike brilha em Hallow Road, 2025); uma tripla sessão japonesa e sangrenta onde se encontra um filme de Kiyoshi Kurosawa; e The Run (2025), de Paul Raschid, o primeiro filme interativo a passar no Festival. Eis alguns dos destaque que completam a programação da 19ª edição do MOTELX.
Os ponteiros ganham velocidade, a contagem decrescente já começou. A festa do terror está a chegar. É tempo de revelar a programação completa da 19ª edição do MOTELX que volta a apostar forte no terror nacional, no que está a ser feito agora e no resgate da sua história, mas também na condição feminina no cinema de género, nos filmes de vanguarda, entre tantas outras vontades, motivos de reflexão e atividades paralelas. São, no total, mais de 150 títulos que voltam a sublinhar que aqui o terror é bem-vindo.
FREAKY TALES

De Sundance chega uma das estreias mais esperadas do ano. Assinado pela dupla norte-americana Anna Boden e Ryan Fleck (Captain Marvel, 2019), Freaky Tales (2024) apresenta um menu diverso, sangrento e com um fraquinho pela música. Em Oakland, Califórnia, há batalhas de rap até à morte e rixas entre punks e neo-nazis ao som de Black Flag. A protagonizar esta viagem à boleia da doce nostalgia estão nomes como Pedro Pascal, Ben Mendelsohn e Angus Cloud.
2TOXIC!

Igualmente muitíssimo aguardado é o título The Toxic Avenger (2023), que traz de volta a eterna pergunta: quem nunca se transformou num mutante depois de um trágico acidente com um tanque de resíduos tóxicos? Uma comédia splatter com uma chuva de estrelas no elenco: Peter Dinklage, Kevin Bacon, Elijah Wood, Julia Davis e Taylour Paige. Assinada por Macon Blair, esta é uma nova incursão na franquia criada por Lloyd Kaufman e pela Troma Entertainment, cujo filme original e homónimo, de 1984, também conhecerá exibição nesta 19.ª do MOTELX. E porque se um tóxico incomoda muita gente, dois tóxicos incomodam muito mais, ambos os filmes serão apresentados de forma consecutiva numa Sessão Especial denominada “2TOXIC!”.
MÉLIÈS D’ARGENT – MELHOR LONGA EUROPEIA

São 8 os filmes em competição pelo prémio Méliès d’argent – Melhor Longa Europeia. Do cineasta britânico-iraniano Babak Anvari (vencedor de um BAFTA com Under the Shadow, 2016), Hallow Road (2025), do Reino Unido, é um thriller psicológico e minimalista que decorre maioritariamente dentro de um carro, filmado em tempo real, onde dois progenitores (Rosamund Pike e Matthew Ryhs) tentam ajudar a filha que acabou de atropelar uma desconhecida na floresta. Bulk (2025), também do Reino Unido, é o novo título de Ben Wheatley (Kill List, 2011, In the Earth, 2021), que apresenta uma vertigem narrativa sci-fi interdimensional e de ambiente noir, onde um cientista desaparece sem deixar rasto: é necessário encontrá-lo. Também presentes na secção estão Her Will Be Done (2025), de Julia Kowalski, da França/Polónia; Buzzheart (2024), de Dennis Iliadis, da Grécia/EUA; The Ice Tower (2025), de Lucile Hadžihalilović, da França; Sombras (2025), de Jorge Cramez, de Portugal; Mother’s Baby (2025), de Johanna Moder, de Áustria/Alemanha/Suíça; e Karmadonna (2025), de Aleksandar Radivojević, da Sérvia.
SESSÃO TRIPLA JAPONESA

A filmografia japonesa continua, em 2025, a ter o seu lugar ao sol no MOTELX. Muito particularmente, uma sessão tripla que recebe, em conjunto, três filmes nipónicos na noite de sábado, dia 13 de Setembro. Chime (2024), do mestre Kiyoshi Kurosawa, apresenta-nos Matsuoka, um professor algo indolente numa escola de culinária. Em New Group (2025), de Yuta Shimotsu, o terror assume um carácter anti-sistema, num drama de liceu carregado de consideráveis doses de suspense. E ainda Hotspring Sharkattack (2024), de Morihito Inoue, onde uma praga de tubarões assassinos ataca as instalações termais da cidade costeira de Atsumi.
THE RUN – FILME INTERATIVO

Outra grande novidade desta edição de 2025 é The Run (2025), da autoria de Paul Raschid, o primeiro filme interativo que o MOTELX recebe. Uma influencer de fitness — e os seus cinco milhões de seguidores — vê a sua corrida matinal nas montanhas do Norte de Itália ser interrompida por um grupo implacável de assassinos. O seu futuro será determinado pelas escolhas do público que estará presente no sábado, dia 13 de Setembro, no Cinema São Jorge.
WARM-UP MOTELX

E porque a tradição, em alguns casos, ainda é o que era: o MOTELX volta a ter um Warm-Up no fim-de-semana que antecede o seu início. Os Jardins do Bombarda são o palco das primeiras actividades do festival. No dia 4 de Setembro, às 19h, a conversa “Lobotomia, My Love”, a propósito dos 70 anos da morte de Egas Moniz, inventor de um procedimento que o cinema usou a seu mais sádico e belo prazer — com a presença da psicóloga clínica Ana Neves e do realizador Edgar Pêra. Após a conversa é tempo de cinema ao ar-livre, com Misery (1990), clássico de 1990 com realização de Rob Reiner, com um brilharete de James Caan e Kathy Bates (que venceria o Oscar para Melhor Atriz) nos papéis principais. No dia seguinte, 5 de Setembro, o Warm-Up levanta-se e dança, num “Dark Sunset” que celebra o rock em conexão com o crepúsculo ao som dos sets de A Boy Named Sue e Noise Dolls Club.
MOTELX LAB

Também de regresso está o MOTELX Lab, secção dedicada à indústria do cinema de género em Portugal, que convoca exibidores, distribuidores, equipas técnicas e artísticas, imprensa e financiadores para uma série de encontros para quem quer pensar o cinema de terror. Sob o chapéu “Um País com Medo do Terror” — e em vários espaços da cidade como o Lounge MOTELX, o Cinema São Jorge, a Livraria Linha de Sombra da Cinemateca Portuguesa — este será um programa que promove mesas redondas, masterclasses, no fundo, uns estados gerais da vontade de fazer cinema de terror em Portugal, criando lugares de discussão sobre as mais diversas fases da cadeia de produção de um filme.
BETCLIC MONSTER ODDS MOTELX

O MOTELX também se escreve. É por isso que, em renovada parceria com a Betclic Portugal, o festival anuncia o lançamento de um novo concurso: o “Betclic Monster Odds MOTELX”. O mesmo tem como objetivo incentivar a criação de guiões originais para curta-metragem de terror, sobre o tema obrigatório “Monstros“, com a duração máxima de 3 minutos, integrando de forma criativa a marca Betclic através de product placement. O concurso está aberto a todos os residentes em Portugal com mais de 18 anos, independentemente da sua nacionalidade. As inscrições decorrem a partir de 25 de agosto de 2025 e terminam no dia 5 de setembro de 2025, às 23h59 (hora de Lisboa). O vencedor será anunciado até ao dia 14 de Setembro de 2025 na Sessão de Encerramento da 19.ª Edição do MOTELX.
CONVIDADOS

Marco Dutra, Gale Anne Hurd, Rodrigo Teixeira, Ben Wheatley, Julia Kowalski, Dennis Iliadis, Heidi Honeycutt, Norbert Pfaffenbichler
E porque o MOTELX também sabe receber, falta mencionar alguns dos convidados que irão marcar presença em Lisboa. Além da Convidada de Honra, Gale Anne Hurd, já anteriormente anunciada, outros fazedores do terror estarão por cá. Desde logo, Heidi Honeycutt (jornalista, programadora e historiadora que em 2024 apresentou o seu livro “I Spit On Your Celluloid” no MOTELX), que vem moderar a Masterclass de Gale Anne Hurd. O realizador Marco Dutra e o produtor Rodrigo Teixeira (Enterre Seus Mortos, 2024) chegam do Brasil. O austríaco Norbert Pfaffenbichler, que tem na SectionX a sua trilogia “2551“. O britânico Ben Wheatley vem à boleia do seu novíssimo Bulk (2025). Her Will Be Done (2025) é o novo filme da cineasta francesa Julia Kowalski, que também passará pelo MOTELX, assim como Dennis Iliadis, realizador de origem grega e autor de Buzzheart (2024).
