19ª edição do MOTELX
Abertura, Encerramento e outras novidades assustadoras
9 a 15 de Setembro | Cinema São Jorge
Falta menos de um mês para o terror invadir Lisboa. Antes de revelar a sua programação completa, o MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa apresenta várias novidades que farão parte do cardápio da 19ª edição do festival. Nomeadamente, os filmes escolhidos para as sessões de Abertura e de Encerramento, o programa dedicado a Gale Anne Hurd e ainda três novos títulos para a secção Serviço de Quarto: I Live Here Now (de Julie Pacino, filha de Al Pacino), Queens of The Dead (de Tina Romero, filha de George A. Romero) e The Piano Accident (de Quentin Dupieux, também conhecido como Mr. Oizo no panorama musical).
SESSÃO DE ABERTURA

Em estreia nacional, The Long Walk, de Francis Lawrence (Constantine, 2005; I Am Legend, 2007; e quatro filmes da saga The Hunger Games, 2019-), é o filme escolhido para a Sessão de Abertura do MOTELX 2025 a ter lugar dia 9 de Setembro. Um grupo de jovens participa numa competição de caminhada onde quem não conseguir manter uma velocidade mínima será executado – uma tradição anual nesta América totalitária. Baseado no livro homónimo de Stephen King, e com Cooper Hoffman (Licorice Pizza, 2021) e Mark Hamill (Star Wars, 1977-2019) como protagonistas, este é um thriller onde distopia e carnificina formam uma inquietante parceria.
SESSÃO DE ENCERRAMENTO

The Home, do realizador norte-americano James DeMonaco – criador da franquia The Purge (2013-2021)-, narra a história de Max (Pete Davidson, ex-Saturday Night Live), um rapaz que é condenado a prestar serviço comunitário numa casa de repouso para a terceira idade. Também em estreia nacional, o filme com honras de Sessão de Encerramento da 19ª edição do MOTELX – que decorre no dia 14 de Setembro – é um conto de terror psicológico onde os jump scares são o prato do dia.
GALE ANNE HURD – Convidada de Honra do MOTELX 2025
![]() |
Gale Anne Hurd, produtora de clássicos incontornáveis como Terminator (1984), Aliens (1986), The Abyss (1989), The Ghost and the Darkness (1996), The Relic (1997), entre muitos outros, é a Convidada de Honra do MOTELX 2025 e a primeira homenageada com o novo Prémio Noémia Delgado para Mulheres Notáveis no Terror. A lendária produtora marcará presença em sessões especiais de Aliens: Director’s Cut (1986) e Tremors (1990) – duas obras fundamentais do cinema de género – nas quais fará introduções exclusivas. Hurd participará ainda numa masterclass moderada por Heidi Honeycutt – jornalista, programadora e historiadora de cinema que, na última edição do festival, apresentou o livro I Spit on Your Celluloid: The History of Women Directing Horror Movies. A sessão contará com um espaço dedicado a perguntas e respostas com o público. |
SERVIÇO DE QUARTO – Novidades
Ao Serviço de Quarto chegam mais três filmes em estreia nacional. A estreia na realização de Tina Romero (filha do “Godfather of the Dead“, George A. Romero), prova de que afinal quem sai aos seus sempre é do terror, cumpre-se com Queens Of The Dead. Um clube drag é invadido por um apocalipse zombie. Uma sátira onde glamour e mortos-vivos coabitam sem atropelos. I Live Here Now, a primeira longa-metragem de Julie Pacino (filha de Al Pacino que aqui assina a realização e escrita) conta a história de uma actriz (Lucy Fry) fragilizada mentalmente que se deixa ficar num hotel recôndito no meio das montanhas. Mais rapidamente do que julga, a realidade sucumbirá à dissociação. E ainda The Piano Accident, o novo trabalho de Quentin Dupieux (Rubber, 2010; Yannick, 2023) — também conhecido como Mr. Oizo no seu nome artístico enquanto produtor musical -, que encontra em Adèle Exarchopoulos a sua musa para nos falar da farsa – e do fardo – que são as redes sociais.