Começa já Quarta-Feira, dia 1 de Setembro, a 78º Edição do Festival de Cinema de Veneza. À semelhança da última edição, que premiou Nomadland com o Leão de Ouro – filme que posteriormente viria a ganhar o Óscar de Melhor Filme –, o festival deverá lançar alguns dos favoritos à temporada de prémios. Um deles, e talvez o filme mais antecipado dos últimos 2 anos, é Dune de Denis Villeneuve que conta com Timothé Chalamet, Zendaya e Oscar Isaac e que já viu a sua estreia adiada por duas vezes no último ano irá finalmente ver a luz do dia no solarengo litoral italiano.

Outro filme em destaque é Last Night in Soho de Edgar Wright que conta com Anya Taylor-Joy, Tomasin McKenzie e Matt Smith e curiosamente será o segundo filme que o realizador de Baby Driver e Hot Fuzz estreia nos últimos meses, tendo já apresentado o documentário The Sparks Brothers no festival de Sundance em Janeiro. Ambos estes filmes encontram-se na secção Fora de Competição.

Já a competir pelo Leão de Ouro está um lote de realizadores carregado de pedigree como: Pedro Almodóvar, que irá abrir o Festival com o seu filme Madres Paralelas; Jane Campion regressa quase 12 anos depois do seu último filme com The Power of the Dog; Paul Schrader regressa a Veneza depois First Reformed com The Card Counter; e Spencer de Pablo Larrain, talvez um dos filmes mais antecipados da competição, com uma Kristen Stewart que parece irreconhecível no papel de Princesa Diana.

O festival irá ter outros destaques como o primeiro tento na realização de Maggie Gyllenhal em The Lost Daughter, a exibição da série produzida para a HBO Scenes from a Marriage e ainda o regresso da secção de filmes em Realidade Virtual que já teve lugar durante a última edição.
O festival irá decorrer até ao dia 11 de Setembro e conta com Bong Joon Ho como presidente do Jurí.