Até que ponto o que vemos não é uma encenação? Esta é a questão presente quando se assiste ao novo filme de Rita Azevedo Gomes. O Trio em Mi Bemol marca o regresso da realizadora portuguesa ao grande ecrã, após uma paragem de quatro anos. A obra estreou em Portugal durante a edição de 2022 do IndieLisboa, tendo integrado a categoria de Competição Nacional.
A longa-metragem segue uma linha autoral, com a introdução da literatura como base para o argumento. O mesmo já aconteceu em outros dos seus filmes, sendo exemplo Correspondências (2016), que se foca nas cartas trocadas entre Sophia de Mello Breyner e Jorge de Sena, ou A Portuguesa (2018), uma adaptação de Agustina de Bessa-Luís ao conto de Robert Mussil. Porém, com este filme, a realizadora faz algo diferente e adapta a única peça de teatro escrita por Éric Rohmer: Le Trio en Mi Bemol (1988).
Esta não é a primeira vez que a obra é vista no cinema, visto que Rohmer, também ele cineasta, já o teria feito na altura da sua estreia. Porém, Rita Azevedo Gomes, vai mais longe e troca as tábuas de madeira por uma casa isolada no meio do campo.
Não foi necessário um grande trabalho de modernização do argumento. Três décadas depois, as relações amorosas continuam a ser um tema universal e trabalhado um pouco por todo o mundo. Aqui, duas personagens dominam a história: Paul (Pierre Léon), um homem fechado, pouco carismático e obcecado por música clássica e Adélia (Rita Durão), a sua melhor amiga e antigo amor. O problema entre os dois é estarem em sintonias opostas. Ele continua a gostar dela e espera pelo dia que possam voltar a estar juntos, ela apenas nutre amizade e vê nele alguém com quem pode desabafar sobre os seus desamores.
O trabalho de atores é formidável. Além de se notar uma grande cumplicidade entre ambos, as dinâmicas da relação suportam os outros elementos que integram o argumento. Todo o projeto é um grande exercício de contenção narrativa complementado com direções de arte e som incrível. Além disso, permite a incorporação de um elemento fundamental para a densidade da história: a metalinguagem.
A introdução deste elemento é o que diferencia a obra e a faz ir mais longe. São novos mundos que se unem, elevando a barreira entre ficção e a realidade. Este ponto de diferenciação beneficia muito a história, porque tendo o filme um estilo visual muito monótono, ajuda o espectador a estar sempre em constante análise de tudo o que se passa.
Nesta produção, assim como em toda a sua filmografia, a realizadora preza por um estilo linear, com planos abertos e de longa duração. O objetivo é sempre enquadrar as personagens num espaço e deixá-las ocupá-lo. Também o tempo dos planos é longo, permitindo uma câmara estática durante largos minutos. Há aqui uma clara herança do estilo de Manoel de Oliveira, não fosse Rita Azevedo Gomes sua discípula.
Esse aparato estético visa uma imersão do espectador no quotidiano daquelas pessoas. Somos levados para um ambiente frio, onde a história parece se igualar à diversidade de móveis visíveis: quanto mais exploramos o espaço, mas coisas vamos descobrindo.
Outro elemento interessante é o uso de diferentes línguas. Ao longo do filme ouvimos francês, espanhol, português e inglês. Além de ser uma caraterística de estilo, traz uma internacionalidade de diálogos essencial para perceber a obra. Não vimos atores a representar papéis, vimos atores a serem eles próprios enquanto representam os seus papéis e comunicam entre si.
Terminar sem falar da música é quase um pecado. Toda a composição está muito bem escolhida e enquadra-se muito bem com todo o ambiente calmo e pacifico do filme. O destaque está quando Paul toca ao piano a música que dá título ao filme.
O Trio em Mi Bemol é um cinema pesado, maduro e filosófico. É a representação, mais uma vez, da capacidade de Rita Azevedo Gomes ir mais longe a cada filme que faz. É uma obra sólida, brilhantemente montada e com uma capacidade única de tornar o cinema numa pintura em movimento.
1 comentário
[…] Rita Azevedo Gomes, adaptado do Livro “Le Trio en Mi Bémol” de Éric Rohmer | O Trio Em Mi Bemol […]