SONICA EKRANO – Cinema Documental & As Músicas das Margens | 3ª Edição

de Fio Condutor

O festival SONICA EKRANO – Cinema Documental & As Músicas das Margens, que decorre de 26 de Outubro a 4 de Novembro, leva ao Barreiro dezanove documentários sobre músicas fora do mainstream (entre os quais dez em estreia nacional), bem como diversas actividades paralelas.

O programa de 2023 possibilita pensar em alguns fios temáticos: há um forte ênfase na música electrónica (na perspectiva histórica, com filmes como Sound of Cologne, dedicado à movida criativa nessa cidade alemã na viragem do século, ou a surreal carreira dos KLF (Who Killed the KLF?, em estreia nacional); na sua contemporaneidade, com a velocidade radical do movimento Singeli ou a fama quase instantânea retratada em American Rapstarou ainda nas suas géneses ligadas ao mundo da composição clássica – Stockhausen (Stockhausen’s Legacy) ou Pauline Oliveros (com a estreia nacional do novíssimo Deep Listening – The story of Pauline Oliveros a merecer honras de sessão de encerramento, com a presença do realizador Daniel Weintraub) – tal como ao cenário político da Guerra Fria (The Subharchord); no movimento do rock independente alemão da década de 70 (vulgo krautrock, ele mesmo fonte de inspiração para tanta da música electrónica que se lhe seguiu) com retratos dos Can (Can and Me) ou de um dos seus icónicos vocalistas (Energy: A Documentary about Damo Suzuki) e com a herança vivida dos Embryo, e, finalmente, no poder da música para criar comunidades (The Elephant 6 Recordings Co.ou It Came from Aquarius Records) ou para fazer face a complicadas heranças sociais (Sirens Mutant). As ligações são múltiplas e abertas, mas o conjunto dos filmes exibidos mostra, se ainda fosse necessário, que as propriedades e poderes da música são das mais transversais conquistas da humanidade.

Pela primeira vez o SONICA EKRANO oferece também sessões de música ao vivo (concerto da nova iteração solo de Vaiapraia), uma noite de escuta atenta e festas de abertura (com George Silver) e encerramento (com Melina Blanco DJ Danifox) – diferentes formas de celebrar o estar juntos, o cinema e a música.

Os bilhetes para cada sessão custam 3€, estando disponível por 15€ um passe de acesso a todos os filmes exibidos nos Cinemas Castello Lopes do Fórum Barreiro (uma das duas salas do festival, juntamente com o Cineclube do Barreiro, que não está incluído neste passe). Podem ser adquiridos via https://outra.bol.pt/ e nas lojas habituais.

O festival, iniciado em 2021, já exibiu em diversos espaços do Barreiro filmes documentais sobre músicos e bandas como os Swans, Arvo Part, Delia Derbyshire, Poly Styrene, Telectu ou Courtney Barnett, entre muitos outros. É produzido e programado pela OUT.RA (a Associação responsável pelo OUT.FEST), com financiamento da Direção-Geral das Artes e do Município do Barreiro.

Programa completo e mais informações em www.sonicaekrano.com e www.outra.pt. 

_

Sobre o festival

O SONICA EKRANO é um festival de cinema documental dedicado a músicas, músicos, sons e movimentos nas margens da massificação e da popularidade.

Dedicado por inteiro às “outras músicas”, o SONICA EKRANO dá acesso a filmes excepcionais que retratam artistas, sons e movimentos locais e globais que tantas vezes passam por entre os interstícios da ampla oferta audiovisual dos nossos dias – porque continua a ser longe dos holofotes mediáticos que tantas vezes se vai criando a história, tanto no presente como em passados que, por vezes, demoram décadas a ser (re)conhecidos.

0 comentário
0

Related News

Deixa Um Comentário