Solar assinala 20 anos com Edição Especial da ANIMAR

de Fio Condutor
Solar – Galeria de Arte Cinemática assinala 20 anos de atividade contínua com a 20ª edição da ANIMAR, um evento dedicado, este ano, inteiramente ao cinema de animação português. A partir de 8 de março, a programação contará com uma ampla variedade de atividades, centrada numa exposição coletiva, incluindo visitas guiadas, oficinas temáticas e sessões de cinema, estendendo-se ao Teatro e Auditório Municipais de Vila do Conde e a diversas escolas da região.

A ANIMAR é o resultado de uma aposta inovadora, sólida e bem sucedida, que tem vindo, desde 2005 a promover uma programação diversificada, inovadora e criativa, ao desenvolver e reforçar a massa crítica do capital criativo dos mais novos, afirmando-se como um importante evento cultural da Região Norte de Portugal. Na edição de 2024, foram cerca de 3.500 os participantes, entre professores e alunos.

Entre 8 de março e 7 junho de 2025, a ANIMAR realizará a sua 20ª edição. Criada pela mesma equipa que organiza o Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, a ANIMAR desenvolve, anualmente várias atividades em torno do cinema de animação destinadas a públicos de todas as idades, com destaque para a comunidade escolar da região.

Estão planeados ateliês de animação orientados por formadores convidados, ateliês de iniciação de cinema na sala de aula, visitas guiadas à exposição na Solar – Galeria de Arte Cinemática e sessões de cinema no Teatro Municipal de Vila do Conde. A ANIMAR propõe novas ferramentas, meios e metodologias que introduzem o princípio de aprender através de uma experiência participada. É, assim, uma proposta inovadora de sensibilização para as artes, trabalhando a imaginação através do princípio de aprender a brincar. A atividade possibilita ainda, instruir e inovar as competências dos elementos-chave do ensino, os professores, através de ações de formação sobre a educação pela imagem e o uso do cinema como instrumento educativo, partindo de experiências concretas na produção de utensílios pedagógicos com base nas imagens em movimento.

A ANIMAR vem assim, responder à vontade regional de incluir a subjetividade, a imaginação, a criatividade e a participação dos alunos na construção do próprio conhecimento e, de modo contínuo no programa curricular. A importância deste trabalho torna-se evidente no contexto da sociedade atual, onde saber olhar uma imagem, um filme, é tão necessário quanto aprender a ler e escrever nos moldes convencionais.

A exposição coletiva deste ano reúne obras premiadas em festivais nacionais e internacionais, destacando filmes como: Quase Me Lembro (2023) de Dimitri Mihajlovic e Miguel Lima, Amanhã Não Dão Chuva (2024) de Maria Trigo Teixeira, T-Zero (2024) de Vicente Nirõ, A Menina com os Olhos Ocupados (2024) de André Carrilho e Três Vírgula Catorze (2024) de Joana Nogueira e Patrícia Nogueira. A exposição contará ainda com um conjunto diversificado de peças relacionadas com as produções cinematográficas, incluindo instalações artísticas que transportam o universo dos filmes para o espaço expositivo. Além disso, serão exibidos elementos do processo criativo, como estudos de personagens, storyboards, marionetas, cenários e adereços. A inauguração, com entrada livre, decorre dia 8 de Março às 16h00 na Solar – Galeria de Arte Cinemática.

Três Vírgula Catorze, de Joana Nogueira e Patrícia Nogueira ® Agência da Curta Metragem

Com um caráter imersivo e interativo, a ANIMAR 20 pretende estimular a criatividade e a participação de crianças e jovens dos mais variados escalões etários e também de toda a família. Dando continuidade a uma colaboração de edições anteriores, a Viarco apresentará pela primeira vez em Vila do Conde um espaço artístico interativo, onde os visitantes poderão experimentar e criar livremente.

Para o público escolar, a programação contempla quatro sessões de cinema adaptadas a diferentes faixas etárias: Aprender Faz-Me Crescer! (3+), Saber Crescer (9+), Havemos de Lá Chegar e Os da Animar no Cinema (12+). Complementando estes programas escolares, serão realizados oficinas de brinquedos óticos, pixilação e stop motion. Além disso, o Serviço Educativo da Curtas Metragens C.R.L. irá dinamizar as Oficinas de Sábado à Tarde, um conjunto de oficinas infantis realizadas pelos realizadores das obras em exposição.

O programa da ANIMAR 20 inclui ainda a exibição dos filmes Flow – À Deriva (2024) e Robot Dreams – Amigos Improváveis (2023) no Teatro Municipal de Vila do Conde, marcando as sessões de abertura e encerramento do evento, nos dias 8 de março e 7 de junho, respetivamente. Para “animar” o momento de encerramento, haverá ainda uma sessão de Cinema ao Ar Livre, que incluirá a exibição integral das curtas-metragens nesta exposição.

Flow, de Gints Zilbalodis

0 comentário
0

Related News

Deixa Um Comentário