Foi revelada, no dia 26 de outubro, na cafetaria do renovado Batalha Centro de Cinema, no coração do Porto, a programação da 10ª edição do festival de cinema e media “do real”, Porto/Post/Doc.
Marcaram presença o diretor do festival, Dario Oliveira, e o diretor executivo Sérgio Gomes, juntamente com o diretor artístico do Batalha, Guilherme Blanc, e o CEO e fundador do Canal 180, João Vasconcelos, para apresentar mais uma edição deste festival que chega, em 2023, “à sala onde sempre quiseram estar.”
A 10ª edição do Porto/Post/Doc decorrerá entre 17 e 25 de Novembro no Batalha, e contará com mais de 130 filmes que procuram reflectir os dias de hoje, apresentando ao público da cidade do Porto um olhar contemporâneo e multifacetado sobre o mundo. Dario Oliveira salientou, ainda, a importância de trazer o público de volta às salas de cinema, fomentando, especialmente, nos mais novos, o gosto por esta arte. Este é um festival que procura evidenciar o cinema enquanto alternativa aos media e às redes sociais, como meio por excelência para descrever o mundo na sua extraordinária complexidade e agir sobre ele através da congregação de múltiplos pontos de vista, tornando-se indispensável nos tempos de instabilidade por que passamos.
A principal competição do festival – a Competição Internacional – será composta por 10 longas-metragens, todas em estreia nacional, documentais e de ficção, provenientes dos quatro cantos do mundo, com destaque para A los libros y a las mujeres canto, a primeira longa metragem da realizadora basca María Elorza que será também um dos focos do festival. Na secção dedicada ao cinema falado na língua portuguesa, Cinema Falado, destacam-se À Procura da Estrela de Carlos Martínez-Peñalver Mas e Lucefece: Where there is no vision, the people will perish de Ricardo Leite, ambos projetos com raízes no Laboratório de desenvolvimento do próprio Porto/Post/Doc.
A competição Cinema Novo é direcionada para os novos talentos, com curtas-metragens realizadas por estudantes portugueses ou estudantes de instituições portuguesas de ensino superior e conta com o apoio do Canal 180, vindo acompanhada de um laboratório de cinema LAButa para os participantes.
Para além de Transmission, a usual secção competitiva de documentários relacionados com a cultura, haverá, também, este ano, um programa de homenagem aos 50 anos do Hip-Hop com uma seleção de filmes temáticos, conversas com artistas e músicos, e ainda uma Block Party aberta ao público no Sábado, dia 18 de novembro.
O programa de cinema fora de competição continua com o ciclo Onde Andam os Nossos Contadores de Histórias? composto por oito filmes “agitadores” de uma série de nomes reconhecidos na realização que pretendem começar conversas e reflexões importantes sobre a sociedade. Há ainda espaço para Focos sobre os realizadores Éric Baudelaire, Alessandra Comodin, e María Florza, que marcarão presença nos corredores e salas do Batalha, assim como no Auditório Ilídio Pinho da Escola das Artes da Universidade Católica no Porto para masterclasses.
A 10ª edição do Porto/Post/Doc dá, ainda, continuação ao programa de indústria do festival que pretende apoiar a produção nacional e o aumento de parcerias internacionais. Fazem parte destas atividades os encontros de coprodução, o laboratório de crítica (uma novidade este ano), os industry screenings, o laboratório criativo Arché-Porto, e a 3º edição do projeto Working Class Heroes, em parceria com o Filmaporto, que pretende apoiar a produção audiovisual no Porto e sobre o Porto, com especial foco na classe trabalhadora. O Canal 180 irá, de igual forma, promover o 180 Media Lab composto por oficinas, apresentações e palestras orientadas pos profissionais experientes dos media e da cultura.
PROGRAMA
Sessão de Abertura
-
- Vai no Batalha (Pedro Lino, PRT, 2023 – DOC, 50′)
Sessão de Encerramento
-
- Time Takes a Cigarette (Aya Koretzky, PRT, 2023 DOC, 31′)
- Antoine et Colette (François Truffaut, FRA, 1962 – FIC, 32′)
Competição Internacional
A los Libros y a las Mujeres Canto, de María Elorza
-
- Ciompi (Agnès Perrais, FRA, 2023, DOC, 83′)
- Bye Bye Tiberias (Lina Soualem, FRA, BEL, PSE, CAT – DOC, 80′)
- In the Rearview (Maciek Hamela, POL, FRA, UKR 2023 – DOC 84’)
- The Echo (Tatiana Huezo, MEX, GER 2023 – DOC 102’)
- Landshaft (Daniel Kötter, GER, ARM 2023 – DOC 96′)
- A los libros y a las mujeres canto (María Elorza, ESP 2022 – DOC 72′)
- Up The River With Acid (Harald Hutter, FRA 2023 – DOC 63′)
- Between Revolutions (Vlad Petri, ROU, HRV, QAT, IRN 2023 – DOC 68’)
- While the Green Grass Grows (Peter Mettler, CHE, CAN 2023 – DOC 166′)
- Anqa (Helin Çelik, AUT, ESP 2023 – DOC 91’)
Cinema Falado
Lucefece: Where there is no vision, the people will perish, de Ricardo Leite
-
- As Melusinas à Margem do Rio (Melanie Pereira, PRT 2023 – DOC 81′)
- À Procura da Estrela (Carlos Martínez-Peñalver Mas, ESP, PRT 2023 – DOC 77′)
- Astrakan 79 (Catarina Mourão, PRT 2023 – DOC 64′)
- Naquele Dia Em Lisboa (Daniel Blaufuks, PRT 2023 – DOC 23′)
- Big Bang Henda (Fernanda Polacow, PRT 2023 – DOC 21′)
- Visão do Paraíso (Leonardo Pirondi, BRA 2022 – DOC 16′)
- 2720 (Basil Da Cunha, PRT 2023 – DOC 24′)
- Onde Está o Pessoa? (Leonor Areal, PRT 2023 – DOC 63′)
- Verdade ou Consequência? (Sofia Marques, PRT 2023 – DOC 106′)
- Lindo (Margarida Gramaxo, PRT 2023 – DOC 90′)
- Cinzas e Nuvens (Margaux Dauby, BEL, PRT 2023 – DOC 12′)
- Lucefece: Where there is no vision, the people will perish (Ricardo Leite, PRT 2023 – DOC 86’)
- Samuel e a luz (Vinícius Girnys, BRA, FRA 2023 – DOC 71′)
Cinema Novo
Driving Nowhere, de Marco Pereira Campos
-
- And What Now? (Dominika Kováčová, PRT 2023 – DOC 7′)
- Fantasma (Vasco Viana, Siddesh Shetty, CZE, PRT 2023 – FIC 8′)
- Tenho Medo do Fim das Coisas (Nicole Noia, PRT 2023 – DOC 37′)
- Cura (Francisca Dores, PRT 2023 – DOC 5′)
- Passage (Francisca Miranda, PRT 2023 – DOC 12′)
- A Espécie Entre a Memória e o Devaneio (Ricardo Mineiro, PRT 2023 – DOC 20′)
- Litoral (Francisco Dias, PRT 2023 – FIC 13′)
- Rubab (Marta Vaz, PRT 2023 – DOC 18′)
- Até Que Tenha Fôlego (Catarina Couto Gonçalves, PRT 2023 – DOC 15′)
- Driving Nowhere (Marco Pereira Campos PRT, ESP 2023 – DOC 15′)
- Entre Rios (Yohanan Khodr, PRT, BRA 2023 – DOC 15′)
- Memórias de Pau-Preto e Marfim (Inês Costa, PRT 2023 – DOC 16′)
Transmission
Peter Doherty: Stranger In My Own Skin, de Katia deVidas
-
- A Tiger in Paradise (Mikel Cee Karlsson, SWE 2023 – DOC 78’)
- Little Richard: I Am Everything (Lisa Cortés, USA 2022 – DOC 98’)
- Demo Tape ’92 (Paulo Pinto, POR 2023 – DOC 107’)
- CAN and Me (Michael P. Aust, Tessa Knapp, GER 2022 – DOC 85’)
- Moderat: The Last Days (Alexandre Powelz, Elisa Mishto, GER 2022 – DOC 21’)
- Rock Chicks – I Am Not Female To You (Marita Stocker, GER 2022 – DOC 79’)
- Seven Jereles (Gonzalo García Pelayo, Pedro G. Romero, ESP 2023 – DOC 125’)
- Mutiny In Heaven: Nick Cave’s The Birthday Party (Ian White, AUS 2023 – DOC 93’)
- Peter Doherty: Stranger In My Own Skin (Katia deVidas, FRA 2023 – DOC 90’)
Descobre mais sobre esta edição do festival e a programação completa em portopostdoc.com