Porto/Post/Doc | 9ª Edição

de Fio Condutor

O Porto/Post/Doc terá lugar entre os dias 16 e 26 de novembro em vários espaços da cidade do Porto, com uma programação transversal de sessões de cinema, conversas, atividades dedicadas à indústria do cinema, concertos e outros espaços de contacto com a música. Lançado agora o programa final da edição 2022 do Porto/Post/Doc, este apresenta um total de mais de cem filmes que irão marcar os dez dias do festival, propondo um olhar transversal sobre o cinema contemporâneo e as obras de cineastas que têm vindo a marcar a história do cinema.

A abrir o festival, numa sessão a ter lugar no Coliseu Porto Ageas, Hallelujah: Leonard Cohen, A Journey, A Song, filme de Daniel Geller e Dayna Goldfine sobre a história da intemporal canção de Leonard Cohen. A cerimónia de entrega de prémios contará com a exibição de All the Beauty and the Bloodshed, filme de Laura Poitras sobre a artista e ativista Nan Goldin. Este filme é mostrado numa parceria com o LEFFEST.

O ciclo de conversas Fórum do Real será marcado pelo tema central do festival, Neurodiversidade. As quatro conversas abordarão as questões específicas das representações da saúde mental no cinema e o trabalho criativo com, e por, pessoas neurodiversas. Integrarão os painéis, entre outros, o maestro Martim Sousa Tavares, o realizador Jorge Jácome, o psiquiatra Adrian Gramary, o escritor Hugo Van der Ding, o fotógrafo Paulo Pimenta e o realizador Jorge Pelicano

Novidade no festival é a criação do LABCeuta, um laboratório de cinema que propõe desenvolver atividades complementares em volta da competição Cinema Novo, onde o mote principal é a reflexão em torno do cinema como meio de expressão artística e de exploração de realidades. O mesmo integrará uma carta Branca à jornalista Teresa Vieira, conversas e atividades vocacionadas para os realizadores. 

A edição 2022 do Porto/Post/Doc contará ainda com uma secção infanto-juvenil (School Trip), com propostas direcionadas a escolas e famílias, a tradicional competição Cinema Novo (com filmes de escola), assim como uma dimensão Industry, direccionada a profissionais nacionais e internacionais do setor. De volta estão também as sessões de cinema imersivo no Planetário, assim como o programa focado em novos talentos do cinema europeu (este ano dedicado a realizadores suíços) e o Cinefiesta. 

Destaque também para o programa temático Nós, a Revolução, dedicado à obra dos cineastas húngaros Márta Mészáros e Miklós Jancsó; para o programa retrospectivo integral da obra de Sierra Pettengill e para o programa especial Europa 61, com doze filmes, produzidos em solo europeu.

Em 2022, a principal competição do festival regressa com oito longas-metragens, uma delas em estreia mundial e seis em estreia nacional. Entre o registo documental e a ficção, este conjunto de filmes permite uma viagem intercontinental pela diversidade contemporânea das paisagens sociais e políticas, permitindo um olhar panorâmico sobre os nossos dias. 

A House Made Of Splinters, Simon Lereng Wilmont
A Little Love Package, Gastón Solnicki
Daughters, Jenifer Malmqvist
Elfriede Jelinek – Language Unleashed, Claudia Müller
Fragments from Heaven, Adnane Baraka
Jours de fête, Antoine Cattin
The Curse, Maria Kaur Bedi, Satindar Singh Bedi
The Natural History of Destruction, Sergei Loznitsa

Dedicada exclusivamente ao cinema falado em português, esta secção competitiva apresenta um conjunto de curtas e longas-metragens recentes e visa promover e divulgar a língua portuguesa em toda a sua diversidade, bem como as cinematografias dos vários países de língua portuguesa.

Águas do Pastaza, Inês T. Alves
Águas e Espelhos, Mariana Caló, Francisco Queimadela
As Maçãs Azuis, Ricardo Leite
Mangrove School, Filipa César, Sónia Vaz Borges
Maputo, Nakuzandza, Ariadine Zampaulo
Margot, Catarina Alves Costa
Nossa Senhora da Loja do Chinês, Ery Claver
O Banho, Maria Inês Gonçalves, Portugal
O Homem do Lixo, Laura Goncalves, Portugal
Solmatalua, Rodrigo Ribeiro-Andrade
Super Natural, Jorge Jácome, Portugal
Viagem ao Sol, Susana De Sousa Dias, Ansgar Schaefer

Secção competitiva dedicada a documentários sobre música e movimentos culturais, esta secção apresenta uma selecção de filmes que abraça a diversidade de géneros.

A Viagem do Rei, João Pedro Moreira
An Example Of Lee-Roth Fog Isolated Under Laboratory Conditions, Ryan Betschart
God Said Give ‘Em Drum Machines, Kristian R. Hill
Hallelujah: Leonard Cohen, A Journey, A Song, Daniel Geller, Dayna Goldfine
Marathons, Adriana Romero 
Meet Me In The Bathroom, Dylan Southern, Will Lovelace
Na Sombra, Joana X, Portugal
Sonic Fantasy, Marcos Cabotá

Com vista a descobrir jovens talentos, o Cinema Novo reúne curtas-metragens realizadas por estudantes portugueses ou de instituições portuguesas, numa montra anual daquilo que melhor se faz nas escolas de cinema. Este programa conta com o apoio do Canal 180. 

A Felicidade e Coisas Mórbidas, Débora Gonçalves
Borderline, Leonor Rocha Oliveira
Home, Revised, Inês Pedrosa e Melo
How to Be a Candid Woman, Francisca Dores
In The Middle Of Nowhere, Sam Martins Gonçalves Marques
Mesa Posta, Beatriz De Sousa, Portugal
Nada Para Ver Aqui, Nicolas Bouchez
No Fim do Mundo, Abraham Escobedo-Salas
Os Tempos Conturbados, Carlos Alberto Tavares Pedro
Reminiscências de uma Paisagem de inverno, Lucas Tavares
Santa Clara.Doc, Barbara Ribeiro Silva
Tudo o que fica na superfície morre, Carina Pierro Corso

Depois de duas edições independentes, a Europa 61 – Semana do Cinema Europeu regressa em 2022 enquanto um programa especial do Porto/Post/Doc. Um programa de doze filmes, produzidos em solo europeu, que pretende voltar a ser um espaço de reflexão sobre questões que marcam o dia-a-dia dos países europeus e a cidadania europeia. 

 

Assandira, Salvatore Mereu, Itália
Exile Exil, Visar Morina, Alemanha
Intensive Life Unit Jednotka Intenzivního Života, Adéla Komrzý, República Checa
Intregalde Întregalde, Radu Muntean, Roménia
Magnetic Beats Les magnétiques, Vincent Maël Cardona, França
The Cry Of Granuaile, Dónal Foreman, Irlanda
The Last Ones Viimased, Veiko Õunpuu, Estónia
The Restless Les intranquilles, Joachim Lafosse, Bélgica
Those Who Remained Akik maradtak, Barnabás Tóth, Hungria
Tune into the Future, Eric Schockmel, Luxemburgo, 2020, DOC, 52′
Welcome to Siegheilkirchen Rotzbub, Santiago Lopez Jover, Marcus H. Rosenmüller, Áustria
Who’s Stopping Us Quién lo impide, Jonás Trueba, Espanha

Uma nova geração de historiadores do cinema, que emerge do campo da história social, tem trabalhado em questões como classe, género, etnia, religião, deficiência e saúde mental. Herdando desse trabalho e com o objetivo de abrir novos espaços de debate, a edição 2022 do Porto/Post/Doc integrará um ciclo temático onde se pretende refletir sobre o conceito da neurodiversidade de forma justa e comovente.

Jaime, António Reis
Les enfants d’Isadora, Damien Manivel
Pára-me de Repente o Pensamento, Jorge Pelicano
Solo, Artemio Benki
Super Natural, Jorge Jácome

Nós, a Revolução é o título de um programa temático dedicado à obra dos cineastas húngaros Márta Mészáros e Miklós Jancsó que integrará a programação do Porto/Post/Doc deste ano. o festival selecionou seis filmes que pretendem traçar um olhar sobre uma obra que resistiu ao tempo e que, vista no momento presente, parece ainda mais atual. Seis filmes unidos pela ideia de revolução, que servem de contraponto a um certo conservadorismo reinante na cultura europeia contemporânea

Adoption, Márta Mészáros, 1975
Diary For My Loves, Márta Mészáros, 1987
Diary Of My Children, Márta Mészáros, 1984
Elektra, My Love, Miklós Jancsó, 1974
Red Psalms, Miklós Jancsó, 1972
The Round-Up, Miklós Jancsó

Se há marca que se destaca no trabalho da arquivista e cineasta norte-americana Sierra Pettengill é a sua capacidade de colocar o passado a dialogar com o presente de uma forma que possibilita não só a documentação histórica, mas também o mapeamento da atualidade e dos perigos da “história que se repete”.  Cinema essencial e urgente para descobrir no programa retrospectivo integral que o Porto/Post/Doc lhe dedica este ano. 

Graven Image, USA, 2017
Riotsville, USA, USA, 2022
The Business Of Thought: A Recorded History Of Artists Space, USA, 2020
The Reagan Show, USA, 2017
The Rifleman, USA, 2020

Programação completa e mais informações em: www.portopostdoc.com

0 comentário
0

Related News

Deixa Um Comentário