Já são conhecidos os filmes vencedores da 20ª edição do IndieLisboa. A cerimónia de entrega de prémios ocorreu dia 6 de Maio e durante os próximos dias 8, 9 e 10 de Maio, estes filmes poderão ser vistos ou revistos no Cinema Ideal.
O realizador croata Juraj Lerotić venceu o Grande Prémio de Longa Metragem Cidade de Lisboa com Safe Place, filme autobiográfico que parte de um evento traumático – uma tentativa de suicídio – para explorar as suas consequências na vida quotidiana de uma família. Vermelho Bruto, de Amanda Devulsky, teve direito a uma menção especial. O júri da Competição Internacional premiou Le Barrage, de Ali Cherri, com o Prémio Especial do Júri Canais TVCine.
Mal Viver/Viver Mal, o novo épico de João Canijo, venceu o Prémio Allianz para Melhor Longa Metragem Portuguesa, enquanto que o Prémio Melhor Realização para Longa Metragem Portuguesa NOVA FCSH foi para Astrakan 79, de Catarina Mourão. Nas curtas, o Prémio para Melhor Curta Metragem Portuguesa foi atribuído a Dildotectónica, um filme Tomás Paula Marques, enquanto Dias de Cama, de Tatiana Ramos, ficou com o Prémio Novo Talento The Yellow Color.
Na Competição Internacional de Curtas-Metragens foi atribuído o Grande Prémio de Curta Metragem EMEL a Suddenly TV, de Roopa Gogineni, e Hotel Kalura, de Sophie Koko Gate, venceu o Prémio de Melhor Curta de Animação. O prémio IndieMusic é para Miúcha, a Voz da Bossa Nova, de Liliane Mutti e Daniel Zarvos, ex aequo com The Elephant 6 Recording Co. , de C.B. Stockfleth. O Prémio Silvestre para Melhor Longa Metragem foi atribuído a Trenque Lauquen, de Laura Citarella, com menção especial para Saint Omer, de Alice Diop. Nas curtas, o filme destacado é House of the Wickedest Man in the World, de Jan Ijäs. Na secção dedicada a novos realizadores, A Minha Raiva é Underground, de Francisca Antunes, venceu o Prémio Novíssimos.

Safe Place (Grande Prémio Longa Metragem Cidade de Lisboa)

Mal Viver (Prémio Allianz para Melhor Longa Metragem Portuguesa)

Le Barrage (Prémio Especial do Júri Canais TVCine)

Astrakan 79 (Prémio Melhor Realização para Longa Metragem Portuguesa NOVA FCSH)

Dias de Cama (Prémio Novo Talento The Yellow Color)

Dildotectónica (Melhor Curta Metragem Portuguesa)

Hotel Kalura (Prémio Melhor Curta de Animação)

Vermelho Bruto (menção especial)

Miúcha, A Voz da Bossa Nova (Prémio IndieMusic)
Pode consultar a lista completa dos premiados AQUI.