A 73ª edição do Berlin International Film Festival revelou os seus vencedores, no final da tarde de 25 de Fevereiro, com o prémio principal de Melhor Filme, o Golden Bear, a ser atribuído ao documentário francês, Sur l’Adamant (2023), uma obra íntima, realizada por Nicolas Philibert, acerca de um centro especial para o tratamento de adultos com transtornos mentais, situado numa estrutura flutuante, no Sena. O cineasta de 72 anos partilhou o seu objectivo de retratar uma igualdade emocional entre paciente e cuidador nesta sua 11ª longa-metragem, distante de rótulos.
Roter Himmel (2023), uma comédia trágica que segue quatro jovens numas férias perto do Mar Báltico, ameaçados pelos fogos florestais, recebeu o Silver Bear de Grande Prémio do Júri, enquanto o Silver Bear de prémio do Júri foi entregue ao novo filme de João Canijo, Mal Viver (2023), uma co-produção entre Portugal e França, acerca dos conflitos entre 5 mulheres a gerir um antigo hotel.
Sofía Otero, com 9 anos, tornou-se a vencedora mais jovem do Silver Bear para melhor performance principal, pelo seu trabalho no filme espanhol, 20.000 Especies de Abejas (2023), uma história sobre a procura de identidade pessoal, durante um verão numa casa dedicada a apicultura. Para melhor performance secundária, a atriz transgénero Thea Ehre destacou-se como vitoriosa pelo filme alemão, Bis ans Ende der Nacht (2023), um romance sobre um polícia que se infiltra numa organização criminosa. A presidente do júri desta edição da Berlinale, Kristen Stewart, elogiou a sua performance, num festival que se destaca como o primeiro – entre os principais – a introduzir prémios de acting de género neutro.
O realizador veterano francês, Philippe Garrel, recebeu o Prémio de Melhor Realizador pelo seu drama familiar, Le Grand Chariot (2023), dedicando a sua vitória a Jean-Luc Godard, enquanto Music (2023), de Angela Schanelec, surpreendeu como o vencedor de Melhor Argumento, sendo uma versão moderna do mito de Édipo, com poucos diálogos.
Kristen Stewart liderou um júri que incluía a atriz Golshifteh Farahani, os realizadores Radu Jude, Carla Simón, Johnnie To, Valeska Grisebach e a directora de casting e produtora, Francine Maisler.
Eis a lista dos principais vencedores desta 73ª edição da Berlinale:
Golden Bear de Melhor Filme
- Sur l’Adamant (Realizador: Nicolas Philibert)
Silver Bear Grande Prémio do Júri
- Roter Himmel (Realizador: Christian Petzold)
Silver Bear Prémio do Júri
- Mal Viver (Realizador: João Canijo)
Silver Bear Melhor Realizador
- Philippe Garrel (Le grand chariot)
Silver Bear Melhor Performance Principal
- Sofía Otero (20.000 especies de abejas)
Silver Bear Melhor Performance Secundária
- Thea Ehre (Till the End of the Night)
Silver Bear Melhor Argumento
- Music (Argumento de Angela Schanelec)
Silver Bear para Melhor Contribuição Artística
- Directora de Fotografia Hélène Louvart por Disco Boy
PRÉMIOS ENCOUNTERS
Melhor Filme
- Here (Realizador: Bas Devos)
Melhor Realizador
- Tatiana Huezo (El eco)
Prémio Especial do Júri (ex aequo)
- Samsara (Realizador: Lois Patiño)
- Orlando, My Political Biography (Realizador: Paul B. Preciado)
Berlinale Prémio Documentário
- El Eco (Realizador: Tatiana Huezo)
-