Os Nomeados aos Prémios Sophia 2024

de Fio Condutor

Dia 12 de Abril foram revelados os nomeados da 13ª edição dos Prémios Sophia, pela Academia Portuguesa de Cinema. Os actores Filipa Areosa e Francisco Froes foram acompanhados pelo Presidente e Vice-Presidente da Academia Portuguesa de Cinema, Paulo Trancoso e Carla Chambel, para anunciar os nomeados desta edição de 2024, na Sala de Cinema Fernando Lopes, na Universidade Lusófona em Lisboa. Entre os nomeados, Não Sou Nada – The Nothingness Club, sobre o celebrado poeta Fernando Pessoa, destaca-se com o maior número de nomeações (15), incluindo para Melhor Filme e Melhor Realização, seguido por Great Yarmouth – Provisional Figures, uma história acerca de uma comunidade portuguesa a tentar sobreviver no Reino Unido, espalhado por 13 categorias e Nação Valente, que explora a ocupação portuguesa em Angola antes do 25 de Abril, com 10 nomeações.

Além da apresentação dos nomeados, foram revelados também os vencedores em 4 categorias, como Melhor Cartaz, atribuído ao trabalho de Cristina Reis em A Noiva; Melhor Trailer para O Último Animal, criado por Karen Levy; Melhor Filme Europeu foi conquistado por Cerrar los Ojos, de Victor Erice, que em 2023 venceu também o festival do Leffest; e o prémio de Arte & Técnica foi entregue a O Som e a Música no Cinema Português – Processos Criativos seguido de Entrevistas. Esta apresentação foi concluída com a revelação do Prémio Sophia Carreira, atribuído ao Compositor Luís Cília e ao Realizador Rui Simões.

A cerimónia de entrega dos prémios Sophia está marcada para 26 de maio no Casino Estoril, com transmissão na RTP2. O tema principal será Cinema e Liberdade, em honra dos 50 anos do 25 de Abril.

Eis a lista completa dos nomeados:

Melhor Filme

Melhor Realização

  • Carlos Conceição | Nação Valente
  • Edgar Pêra | Não Sou Nada – The Nothingness Club
  • João Canijo | Mal Viver
  • Marco Martins | Great Yarmouth – Provisional Figures

Melhor Actor

  • João Arrais | Nação Valente
  • Miguel Borges | Não Sou Nada – The Nothingness Club
  • Rafael Morais | Amadeo
  • Rui Morrisson | Sombras Brancas

Melhor Actriz

  • Anabela Moreira | Mal Viver
  • Beatriz Batarda | Great Yarmouth – Provisional Figures
  • Carla Maciel | Légua
  • Joana Bernardo | A Noiva

Melhor Actor Secundário

  • Albano Jerónimo | Não Sou Nada – The Nothingness Club
  • Matamba Joaquim | Pátria
  • Romeu Runa | Great Yarmouth – Provisional Figures
  • Victor Correia | Não Sou Nada – The Nothingness Club

Melhor Actriz Secundária

  • Anabela Moreira | Nação Valente
  • Madalena Almeida | Mal Viver
  • Rita Cabaço | Great Yarmouth – Provisional Figures
  • Victoria Guerra | Não Sou Nada – The Nothingness Club

Melhor Documentário em Longa Metragem

  • Águas do Pastaza | Ico Costa, Inês T. Alves (Prod.), Inês T. Alves (Real.) – Oublaum Filmes
  • O Que Podem as Palavras | Ana Almeida, Luísa Sequeira (Prod.), Luísa Sequeira e Luísa Marinho (Real.) – Anexo 82
  • Super Natural | Pandora da Cunha Telles, Pablo Iraola (Prod.), Jorge Jácome (Real.) – Ukbar Filmes
  • Viagem ao Sol | Ansgar Schaefer, Elsa Sertório, Rui Ribeiro (Prod.), Ansgar Schaefer e Susana de Sousa Dias (Real.) – Kintop Filmes

Melhor Argumento Original

  • Carlos Conceição | Nação Valente 
  • Edgar Pêra e Luísa Costa Gomes | Não Sou Nada – The Nothingness Club 
  • Filipa Reis, João Miller Guerra, Sara Morais, José Filipe Costa e Letícia Simões | Légua
  • João Canijo | Mal Viver

Melhor Argumento Adaptado

  • Eduardo Brito, adaptado da obra de Agustina Bessa-Luís “A Sibila” | A Sibila
  • Virgílio Almeida, adaptado a partir de “A Caixa Preta” da autoria de Mia Couto e José Eduardo Agualusa | Nayola 
  • Júlio Alves, adaptado a partir da obra “A Arte de Morrer Longe” de Mário de Carvalho | A Arte de Morrer Longe
  • Rui Cardoso Martins e Fernando Vendrell, adaptado a partir da obra “De Profundis, Valsa Lenta”, de José Cardoso Pires | Sombras Brancas

Melhor Direcção de Fotografia

  • João Ribeiro | Great Yarmouth – Provisional Figures
  • Leonor Teles | Mal Viver
  • Rui Poças | Amadeo
  • Vasco Viana | Nação Valente

Melhor Montagem

  • António Gonçalves e Carlos Conceição | Nação Valente
  • Cláudio Vasques | Não Sou Nada – The Nothingness Club
  • João Braz | Mal Viver
  • Mariana Gaivão, Marco Martins e Karen Harley | Great Yarmouth – Provisional Figures

Melhor Som

  • Miguel Martins e Rafael Cardoso | Great Yarmouth – Provisional Figures
  • Pedro Marinho e Pedro Góis | Não Sou Nada – The Nothingness Club
  • Pedro Melo, Elsa Ferreira e Pedro Góis | Amadeo
  • Rafael Cardoso e Xavier Thieulin | Nação Valente

Melhor Canção Original

  • “What is Fame After Death” | Fernando Pessoa (Letra), Jorge Prendas (Música, Interpretação) – Não Sou Nada – The Nothingness Club
  • “Lápis Azul” | José Cardoso Pires (Letra), a partir de excertos censurados de Histórias de Amor, Eduardo Raon (Música), Eduardo Raon e Rita Redshoes (Interpretação) – Sombras Brancas
  • “Caretos” | Possidónio Cachapa (Letra), música de Carlos Guerreiro (Música), Gaiteiros de Lisboa (Interpretação) – Os Demónios do Meu Avô
  • “Casinha” | Fábio Soares (Letra, Música, Interpretação) – A Minha Casinha

Melhor Banda Sonora Original

  • Jim Williams | Great Yarmouth – Provisional Figures 
  • Jorge Prendas | Não Sou Nada – The Nothingness Club 
  • Manuel Ribeiro e Gaiteiros de Lisboa | Os Demónios do Meu Avô 
  • Wojtek Urbañski | Vadio

Melhor Direcção de Arte

  • Artur Pinheiro | Amadeo
  • Nádia Henriques | Mal Viver
  • Ricardo Preto | Não Sou Nada – The Nothingness Club
  • Sara Lança e Chris Barber | Great Yarmouth – Provisional Figures

Melhor Caracterização/Efeitos Especiais

  • Arnauld Chelet | Great Yarmouth – Provisional Figures
  • Bárbara Brandão, Carlos Amaral e Júlio Alves | Não Sou Nada – The Nothingness Club
  • Jorge Carvalho | Amadeo
  • João Rapaz, José André, Ivo Francisco, Carlos Almeida e Luís Martins, Mathieu Jussreandot, Colin Journée, Adam Bachiri e Filipe Pereira | Nação Valente

Melhor Guarda-Roupa

  • Isabel Carmona | Great Yarmouth – Provisional Figures
  • Joana Cardoso | Amadeo
  • Patrícia Dória | Nação Valente
  • Susana Abreu | Não Sou Nada – The Nothingness Club

Melhor Maquilhagem e Cabelos

  • Bárbara Brandão | Não Sou Nada – The Nothingness Club
  • Sandra Pinto e Natália Bogalho | Amadeo
  • Bárbara Brandão | A Síbila
  • Maria Almeida (Nini) | Great Yarmouth – Provisional Figures

Melhor Série/Telefilme

  • Cavalos de Corrida | André Santos e Marco Leão (Realização, Criação, Argumento), Pandora da Cunha Telles e Pablo Iraola (Prod.) – Ukbar Filmes
  • Emília | Filipa Amaro (Realização, Criação, Argumento), Maria João Mayer (Prod.) – Maria&Mayer
  • Rabo de Peixe | Augusto Fraga e Patrícia Sequeira (Realização), Augusto Fraga (Criação), Augusto Fraga, Hugo Gonçalves e João Tordo (Argumento), Pandora da Cunha Telles e Pablo Iraola (Prod.) – Ukbar Filmes
  • Salgueiro Maia – O Implicado | Sérgio Graciano (Realização), João Lacerda Matos (Argumento), inspirado em “Salgueiro Maia – Um Homem da Liberdade”, de António de Sousa Duarte, Produção: José Gandarez (Prod.) – Sky Dreams Entertainment

Melhor Curta-Metragem de Ficção

  • 2720 | Basil da Cunha
  • As Gaivotas Cortam o Céu | Mariana Bártolo e Guillermo García López
  • Corpos Cintilantes | Inês Teixeira
  • Monte Clérigo | Luís Campos

Melhor Curta-Metragem de Documentário

  • A Arte da Memória | Rodrigo Areias
  • As Nossas Primaveras Passadas Não Voltam Mais | Joel Cartaxo Anjos
  • Body Buildings | Henrique Câmara Pina
  • Coney Island – As Primeiras Vezes | de Joana Botelho

Melhor Curta-Metragem de Animação

  • Algo que Eu Disse | Sara Barbas
  • Ana Morphose | João Rodrigues
  • Foxtale | Alexandra Allen
  • Sopa Fria | Marta Monteiro

Prémio Sophia Estudante

  • Défilement | Francisca Miranda – FBAUP
  • Kintsugi | Martim da Cunha, Escola das Artes – Universidade Católica Portuguesa
  • Praia da Aguda | Salvador Gil – ESAP
  • Seres Vivos | Margarida Fonseca – Ar.Co

0 comentário
2

Related News

Deixa Um Comentário