Dia 12 de Abril foram revelados os nomeados da 13ª edição dos Prémios Sophia, pela Academia Portuguesa de Cinema. Os actores Filipa Areosa e Francisco Froes foram acompanhados pelo Presidente e Vice-Presidente da Academia Portuguesa de Cinema, Paulo Trancoso e Carla Chambel, para anunciar os nomeados desta edição de 2024, na Sala de Cinema Fernando Lopes, na Universidade Lusófona em Lisboa. Entre os nomeados, Não Sou Nada – The Nothingness Club, sobre o celebrado poeta Fernando Pessoa, destaca-se com o maior número de nomeações (15), incluindo para Melhor Filme e Melhor Realização, seguido por Great Yarmouth – Provisional Figures, uma história acerca de uma comunidade portuguesa a tentar sobreviver no Reino Unido, espalhado por 13 categorias e Nação Valente, que explora a ocupação portuguesa em Angola antes do 25 de Abril, com 10 nomeações.
Além da apresentação dos nomeados, foram revelados também os vencedores em 4 categorias, como Melhor Cartaz, atribuído ao trabalho de Cristina Reis em A Noiva; Melhor Trailer para O Último Animal, criado por Karen Levy; Melhor Filme Europeu foi conquistado por Cerrar los Ojos, de Victor Erice, que em 2023 venceu também o festival do Leffest; e o prémio de Arte & Técnica foi entregue a O Som e a Música no Cinema Português – Processos Criativos seguido de Entrevistas. Esta apresentação foi concluída com a revelação do Prémio Sophia Carreira, atribuído ao Compositor Luís Cília e ao Realizador Rui Simões.
A cerimónia de entrega dos prémios Sophia está marcada para 26 de maio no Casino Estoril, com transmissão na RTP2. O tema principal será Cinema e Liberdade, em honra dos 50 anos do 25 de Abril.
Eis a lista completa dos nomeados:
Melhor Filme
- Great Yarmouth – Provisional Figures | Filipa Reis (Prod.) – Uma Pedra no Sapato
- Mal Viver | Pedro Borges (Prod.) – Midas Filmes
- Nação Valente | Leonor Noivo, João Matos, Carlos Conceição (Prod.) – Terratreme Filmes
- Não Sou Nada – The Nothingness Club | Rodrigo Areias (Prod.) – Bando à Parte
Melhor Realização
- Carlos Conceição | Nação Valente
- Edgar Pêra | Não Sou Nada – The Nothingness Club
- João Canijo | Mal Viver
- Marco Martins | Great Yarmouth – Provisional Figures
Melhor Actor
- João Arrais | Nação Valente
- Miguel Borges | Não Sou Nada – The Nothingness Club
- Rafael Morais | Amadeo
- Rui Morrisson | Sombras Brancas
Melhor Actriz
- Anabela Moreira | Mal Viver
- Beatriz Batarda | Great Yarmouth – Provisional Figures
- Carla Maciel | Légua
- Joana Bernardo | A Noiva
Melhor Actor Secundário
- Albano Jerónimo | Não Sou Nada – The Nothingness Club
- Matamba Joaquim | Pátria
- Romeu Runa | Great Yarmouth – Provisional Figures
- Victor Correia | Não Sou Nada – The Nothingness Club
Melhor Actriz Secundária
- Anabela Moreira | Nação Valente
- Madalena Almeida | Mal Viver
- Rita Cabaço | Great Yarmouth – Provisional Figures
- Victoria Guerra | Não Sou Nada – The Nothingness Club
Melhor Documentário em Longa Metragem
- Águas do Pastaza | Ico Costa, Inês T. Alves (Prod.), Inês T. Alves (Real.) – Oublaum Filmes
- O Que Podem as Palavras | Ana Almeida, Luísa Sequeira (Prod.), Luísa Sequeira e Luísa Marinho (Real.) – Anexo 82
- Super Natural | Pandora da Cunha Telles, Pablo Iraola (Prod.), Jorge Jácome (Real.) – Ukbar Filmes
- Viagem ao Sol | Ansgar Schaefer, Elsa Sertório, Rui Ribeiro (Prod.), Ansgar Schaefer e Susana de Sousa Dias (Real.) – Kintop Filmes
Melhor Argumento Original
- Carlos Conceição | Nação Valente
- Edgar Pêra e Luísa Costa Gomes | Não Sou Nada – The Nothingness Club
- Filipa Reis, João Miller Guerra, Sara Morais, José Filipe Costa e Letícia Simões | Légua
- João Canijo | Mal Viver
Melhor Argumento Adaptado
- Eduardo Brito, adaptado da obra de Agustina Bessa-Luís “A Sibila” | A Sibila
- Virgílio Almeida, adaptado a partir de “A Caixa Preta” da autoria de Mia Couto e José Eduardo Agualusa | Nayola
- Júlio Alves, adaptado a partir da obra “A Arte de Morrer Longe” de Mário de Carvalho | A Arte de Morrer Longe
- Rui Cardoso Martins e Fernando Vendrell, adaptado a partir da obra “De Profundis, Valsa Lenta”, de José Cardoso Pires | Sombras Brancas
Melhor Direcção de Fotografia
- João Ribeiro | Great Yarmouth – Provisional Figures
- Leonor Teles | Mal Viver
- Rui Poças | Amadeo
- Vasco Viana | Nação Valente
Melhor Montagem
- António Gonçalves e Carlos Conceição | Nação Valente
- Cláudio Vasques | Não Sou Nada – The Nothingness Club
- João Braz | Mal Viver
- Mariana Gaivão, Marco Martins e Karen Harley | Great Yarmouth – Provisional Figures
Melhor Som
- Miguel Martins e Rafael Cardoso | Great Yarmouth – Provisional Figures
- Pedro Marinho e Pedro Góis | Não Sou Nada – The Nothingness Club
- Pedro Melo, Elsa Ferreira e Pedro Góis | Amadeo
- Rafael Cardoso e Xavier Thieulin | Nação Valente
Melhor Canção Original
- “What is Fame After Death” | Fernando Pessoa (Letra), Jorge Prendas (Música, Interpretação) – Não Sou Nada – The Nothingness Club
- “Lápis Azul” | José Cardoso Pires (Letra), a partir de excertos censurados de Histórias de Amor, Eduardo Raon (Música), Eduardo Raon e Rita Redshoes (Interpretação) – Sombras Brancas
- “Caretos” | Possidónio Cachapa (Letra), música de Carlos Guerreiro (Música), Gaiteiros de Lisboa (Interpretação) – Os Demónios do Meu Avô
- “Casinha” | Fábio Soares (Letra, Música, Interpretação) – A Minha Casinha
Melhor Banda Sonora Original
- Jim Williams | Great Yarmouth – Provisional Figures
- Jorge Prendas | Não Sou Nada – The Nothingness Club
- Manuel Ribeiro e Gaiteiros de Lisboa | Os Demónios do Meu Avô
- Wojtek Urbañski | Vadio
Melhor Direcção de Arte
- Artur Pinheiro | Amadeo
- Nádia Henriques | Mal Viver
- Ricardo Preto | Não Sou Nada – The Nothingness Club
- Sara Lança e Chris Barber | Great Yarmouth – Provisional Figures
Melhor Caracterização/Efeitos Especiais
- Arnauld Chelet | Great Yarmouth – Provisional Figures
- Bárbara Brandão, Carlos Amaral e Júlio Alves | Não Sou Nada – The Nothingness Club
- Jorge Carvalho | Amadeo
- João Rapaz, José André, Ivo Francisco, Carlos Almeida e Luís Martins, Mathieu Jussreandot, Colin Journée, Adam Bachiri e Filipe Pereira | Nação Valente
Melhor Guarda-Roupa
- Isabel Carmona | Great Yarmouth – Provisional Figures
- Joana Cardoso | Amadeo
- Patrícia Dória | Nação Valente
- Susana Abreu | Não Sou Nada – The Nothingness Club
Melhor Maquilhagem e Cabelos
- Bárbara Brandão | Não Sou Nada – The Nothingness Club
- Sandra Pinto e Natália Bogalho | Amadeo
- Bárbara Brandão | A Síbila
- Maria Almeida (Nini) | Great Yarmouth – Provisional Figures
Melhor Série/Telefilme
- Cavalos de Corrida | André Santos e Marco Leão (Realização, Criação, Argumento), Pandora da Cunha Telles e Pablo Iraola (Prod.) – Ukbar Filmes
- Emília | Filipa Amaro (Realização, Criação, Argumento), Maria João Mayer (Prod.) – Maria&Mayer
- Rabo de Peixe | Augusto Fraga e Patrícia Sequeira (Realização), Augusto Fraga (Criação), Augusto Fraga, Hugo Gonçalves e João Tordo (Argumento), Pandora da Cunha Telles e Pablo Iraola (Prod.) – Ukbar Filmes
- Salgueiro Maia – O Implicado | Sérgio Graciano (Realização), João Lacerda Matos (Argumento), inspirado em “Salgueiro Maia – Um Homem da Liberdade”, de António de Sousa Duarte, Produção: José Gandarez (Prod.) – Sky Dreams Entertainment
Melhor Curta-Metragem de Ficção
- 2720 | Basil da Cunha
- As Gaivotas Cortam o Céu | Mariana Bártolo e Guillermo García López
- Corpos Cintilantes | Inês Teixeira
- Monte Clérigo | Luís Campos
Melhor Curta-Metragem de Documentário
- A Arte da Memória | Rodrigo Areias
- As Nossas Primaveras Passadas Não Voltam Mais | Joel Cartaxo Anjos
- Body Buildings | Henrique Câmara Pina
- Coney Island – As Primeiras Vezes | de Joana Botelho
Melhor Curta-Metragem de Animação
- Algo que Eu Disse | Sara Barbas
- Ana Morphose | João Rodrigues
- Foxtale | Alexandra Allen
- Sopa Fria | Marta Monteiro
Prémio Sophia Estudante
- Défilement | Francisca Miranda – FBAUP
- Kintsugi | Martim da Cunha, Escola das Artes – Universidade Católica Portuguesa
- Praia da Aguda | Salvador Gil – ESAP
- Seres Vivos | Margarida Fonseca – Ar.Co