O Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival está de regresso para a sua 9ª edição, de 14 a 20 de Novembro. Serão sete dias de cinema no feminino, em dois espaços distintos da capital e com especial destaque para uma viagem cinematográfica ao Líbano, país convidado desta edição. O festival será também pautado por uma série de actividades paralelas que incluem sessões para famílias e escolas, música, debates, masterclasses e workshops para adultos e crianças.
De 14 a 16 de Novembro, o Festival estará na Cinemateca Portuguesa com uma programação dedicada exclusivamente aos filmes de realizadoras libanesas. Continuará de 17 a 20 de Novembro no Cinema São Jorge, onde dará espaço, como é sua tradição e missão, à produção cinematográfica de mulheres oriundas de todos os países do Mediterrâneo ou que nesses países trabalham. Será celebrado o talento destas cineastas através da exibição, no total, de 51 filmes – a maioria dos quais em estreia nacional – produzidos em 26 países, incluindo Portugal. Olhares de mulheres que se cruzam de uma ponta à outra do Mediterrâneo, devolvendo uma imagem caleidoscópica da sua condição, dos seus desejos, das suas lutas, dos seus medos e da sua força, através de obras documentais, de ficção e de animação, nos formatos de curtas, médias e longas-metragens.
A cerimónia de abertura oficial irá decorrer no dia 17 de Novembro no Cinema São Jorge, com a exibição do filme Murina (2021), a primeira longa-metragem da realizadora croata Antoneta Alamat Kusijanovic, vencedor da Câmara de Ouro como melhor primeira obra no Festival de Cannes 2021. O filme de encerramento, no dia 20 de Novembro, também no Cinema São Jorge, é a obra Under the Fig Trees (2022), da realizadora franco-tunisina Erige Sehiri.
Esta edição de 2022, apresenta três secções competitivas distintas (Competição Geral Curtas, Competição Travessias, Competição Começar a Olhar, sendo esta última secção marcada pelo prémio especial INATEL para a melhor curta-metragem de escola portuguesa) e duas secções não competitivas (Mostra Longas-metragens e Olhares do Líbano).
A programação especial Olhares do Líbano, realizada em colaboração com o Beirut International Women Film Festival/Beirut Film Society, é uma retrospectiva que tem por objectivo apresentar uma selecção de filmes (documentários, ficções, curtas) de realizadoras libanesas produzidos entre 1974 e 2021, de forma a oferecer ao público um vislumbre sobre uma das cinematografias mais ricas do Médio Oriente. A selecção Olhares do Líbano arranca na Cinemateca Portuguesa entre 14 e 16 de Novembro, com quatro longas-metragens (ficção e documentário) e duas curtas-metragens, e continua a seguir no Cinema São Jorge com mais um documentário e duas curtas-metragens, com um total de nove obras.
O Olhares do Mediterrâneo – Women Film Festival apresenta também o atelier de cinema para pais e filhos (4-7 anos) Olhares em Pequenino, na manhã de dia 19 de novembro e uma sessão especial para famílias, com filmes para crianças entre 6 e 12 anos, na manhã de dia 20 de novembro (no Cinema São Jorge). Para os adultos, as actividades paralelas irão incluir, para além dos debates (Palestina: Quotidianos e Resistências; Por Trás das Persianas e Redes Internacionais: Trabalho Doméstico e Tráfico de Pessoas; Transexualidade), uma masterclass pela realizadora Heiny Srour (ainda a confirmar) no dia 17 de Novembro; o workshop Unraveling Freedom, organizado pela plataforma criativa libanesa Efata – Ateliers Nomades, no dia 19; e o concerto da banda Malotira, a seguir à sessão de encerramento no dia 20.
_
FORA DE COMPETIÇÃO | OLHARES DO LÍBANO
- A Civilized People
- Barakat
- Beirut: Eye of the Storm
- Leila and the Wolves
- Roadblock
- Scheherazade’s Diary
- The Hour of the Liberation has Arrived
- Then Came Dark
- Warsha
FORA DE COMPETIÇÃO | MOSTRA DE LONGAS-METRAGENS
- Ary
- I’ll Go to Hell
- Murina
- The Consequences
- The Den
- Under the Fig Trees
COMPETIÇÃO CURTAS-METRAGENS
- A Film About Flowers At Night
- Barakat
- Big Box
- Chitana
- Daphne
- Erasmus in Gaza
- Granny’s Sexual Life
- Herd
- Madrugada
- Memoir of a Veering Storm
- Memory
- Khadiga
- Roadblock
- Robots and Daisies
- Sex Relish (A Solo Orgasm)
- Snow White
- Solar Eclipse
- Taqi
- Then Came Dark
- Tutù
- Vale – The Last Match
- Warsha
COMPETIÇÃO TRAVESSIAS
- Maram
- Mehret Goes East
- Red Gold
- Room Without a View
- Ruso
- We Used to Sing
- You Can’t Automate Me
COMPETIÇÃO COMEÇAR A OLHAR
- Bright Eyes
- Children Love to Hide
- Half-Time
- Hysteria
- Lia
- Mesa Posta
- O Maravilhoso Mundo de Miguel
- Stagnant Water
- Those Who Survived the Heat
- Vergôntea
- Wings of Springtime
Sobre o Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival
Primeiro e mais antigo festival de cinema no feminino em Portugal, e o único dedicado à cinematografia da bacia do Mediterrâneo. O festival é um projecto do grupo Olhares do Mediterrâneo e do CRIA (Centro em Rede de Investigação em Antropologia).