O Dia Mais Curto regressa em dezembro de 2022, com uma especial edição de aniversário, repleta de celebrações e um programa à altura desta década de existência. Celebrar o cinema e o seu formato mais criativo e original, a curta-metragem, e levar o espectador a lugares onde, habitualmente, este não estaria presente é a sua principal missão.
Todos os anos, entre 21 e 22 de dezembro, o Inverno chega ao hemisfério Norte do globo terrestre. Esta transição, que dá pelo nome de Solstício de Inverno, assinala também o dia mais curto do ano, que inspirou a criação da festa que celebra o formato mais curto e original do Cinema em todo o mundo: O Dia Mais Curto.
Nesta especial edição de comemoração do seu 10º aniversário, coordenada pela Agência da Curta Metragem, são apresentados 4 programas diversos, para todas as idades e públicos, com filmes portugueses e internacionais, que serão exibidos de norte a sul do país, no continente e ilhas, durante todo o mês de Dezembro.
Novas Curtas Portuguesas é a oportunidade perfeita para conhecer autores nacionais e as histórias que têm para nos contar. Uma seleção de filmes made in Portugal que inclui alguns dos favoritos da última edição do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema. O programa Curtas do Mundo, apresenta curtas-metragens internacionais que têm como mote o humor, e é composto por três obras de diferentes hemisférios que prometem muitas gargalhadas a par de um olhar astuto sobre a sociedade contemporânea. As secções dedicadas aos mais jovens, Curtinhas para Todos (M/6) e Amiguinhos (M/3), pretendem mostrar a crianças e famílias que, tal como a nossa imaginação, também o cinema de animação não tem limites.
Aos programas propostos pela Agência da Curta Metragem, somam-se ainda as programações próprias das várias associações ou cineclubes que aderiram ao evento, sessões especiais para escolas e a sua exibição televisiva ou online.
NOVAS CURTAS PORTUGUESAS
- Aos Dezasseis, de Carlos Lobo
- Ice Merchants, de João Gonzalez
- O Casaco Rosa, de Mónica Santos
- O Homem do Lixo, de Laura Gonçalves
- Pê, de Margarida Vila-Nova
CURTAS DO MUNDO
- A Glória da Malvada Eliz, de Eliška Kováíková e Adam Struhala (República Checa)
- As Visitantes, de Enrique Buleo (Espanha)
- Fantasma Neon, de Leonardo Martinelli (Brasil)
CURTINHAS PARA TODOS
- Caiaque, de Solène Bosseboeuf, Flore Dechorgnat, Tiphaine Klein, Auguste Lefort e Antoine Rossi (França)
- Cérebro em Fuga, de Isabelle Favez (Suíça)
- Laika & Nemo, de Jan Gadermann e Sebastian Gadow (Alemanha)
- O Meu Nome É Medo, de Eliza Płocieniak-Alvarez (Alemanha)
- Peixes Não se Afogam, de Anna Azevedo (Brasil)
AMIGUINHOS
- A Geometria Variável, de Marie Brune De Chassey (Bélgica)
- A Primavera Volta Sempre, de Alicia Núñez Puerto (Espanha)
- Até à Lua, de Johann Etrillard (Bélgica)
- A Toupeira e a Lua, de Alunos do 12º ano sob orientação de Laura Gonçalves, Alexandra Ramires, Leonor Pacheco e Dimitri (Portugal)
- Bem-Vindos À Primavera, de Udo Prinsen (Países Baixos)
- Katu Katu, de Giedrė Narušytė Boots (Lituânia)
- Lagune, de Mathieu Labaye, Hannah Letaïf (Bélgica)
Sabe mais sobre O Dia Mais Curto em: www.odiamaiscurto.curtas.pt