MOTELX – Programação Completa 16ª Edição

de Fio Condutor

A 16.ª edição do MOTELX está quase a arrancar. De 6 a 12 de Setembro, no Cinema São Jorge e noutros espaços espalhados pela capital, o Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa vai celebrar o cinema de género nas suas múltiplas vertentes e cruzá-lo com várias expressões artísticas. Este ano, ilustres convidados como o mestre do terror italiano Dario Argento ou a dupla de realizadores americana Aaron Moorhead e Justin Benson vão misturar-se entre o público durante estes 7 dias de festival.

Cabe a Bodies Bodies Bodies (2022) da A24 abrir a edição deste ano do MOTELX, no dia 6. Realizado por Halina Reijn, a segunda longa-metragem desta também actriz holandesa é um slasher da Gen-Z sobre um grupo de jovens ricos que planeia uma festa que corre muito mal.

Bodies Bodies Bodies

Na secção Serviço de Quarto, além dos já revelados Dark Glasses (2022), apresentado dia 8 pelo próprio realizador, o mítico maestro Dario Argento, ou Final Cut (2022), de Michel Hazanavicius, junta-se Something in the Dirt (2022), um filme realizado, escrito e protagonizado por Aaron Moorhead e Justin Benson, que vão também circular pelo Festival. É uma oportunidade para conhecer esta respeitada equipa do cinema indie, que arrisca no mercado mainstream com trabalhos como Synchronic (2019) e a nova série da Marvel, Moon Knight (2022-). Também, em estreia nacional, Polaris (2022), de Kirsten Carthew, um filme pós-apocalíptico inspirado no ecofeminismo e na urgência de uma mudança cultural e sustentável significativa, caracterizado pela realizadora como o “Mad Max do Ártico”, e Candy Land (2022), de John Swab, uma road trip infernal sobre sexo, religião e violência. Além destes títulos encontram-se ainda filmes como Satan’s Slaves 2: Communion (2022), de Joko Anwar, Ashkal (2022), de Youssef Chebbi, Saloum (2021), de Jean Luc Herbulot, e Parsley (2022), de José María Cabral.

Com uma grande aposta em mulheres realizadoras, este ano, na seleção Méliès d’argent – Melhor Longa Europeia destacam-se a estreia mundial da produção ibérica O Corpo Aberto (2022), de Ángeles Huerta, um folk horror com os Victoria Guerra e José Fidalgo, Nightsiren (2022), de Tereza Nvotová, e A Banquet (2021), de Ruth Paxton, a sua primeira longa-metragem. A completar a lista de cinema europeu em competição, onde estão os já anunciados Os Demónios do Meu Avô (2022), de Nuno Beato, Criança Lobo (2022) – em estreia mundial -, de Frederico Serra, e Wolfkin (2022), de Jacques Molitor, distingue-se também o terror psicológico do altamente perturbador Speak No Evil (2022).

A 10 de Setembro, o MOTELX propõe um final de tarde especial com o projecto FILMar, entre a Cinemateca Portuguesa e o Cinema São Jorge, onde se enfrentam os medos do mar através de cinco filmes (duas longas e três curtas) e um debate, com o apoio do programa EEAGrants 2020-2024 e a colaboração da Embaixada da Noruega em Portugal. Dias antes, a 7 de Setembro, no Teatro São Luiz, em parceria com a Casa Bernardo Sassetti, é projectado o primeiro filme de terror português, Os Crimes de Diogo Alves (1911), de João Tavares, acompanhado por uma partitura original assinada por Bernardo Sassetti e interpretada por um combo da Escola Superior de Música de Lisboa, sob a orientação do professor Desidério Lázaro. Depois do cine-concerto, uma conversa acerca do processo de composição para filmes mudos, com um painel moderado por Inês Laginha e formado, além de Lázaro, pelo guitarrista Tó Trips e o pianista Filipe Raposo.

Um dos pontos altos da programação e a concretização de um dos maiores objectivos do MOTELX é a promoção, incentivo e exibição de filmes de terror produzidos em Portugal. Para tal, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, o prémio SCML MOTELX – Melhor Curta Portuguesa apresenta-nos este ano 12 curtas-metragens em competição.

No Cinema São Jorge, a nova associação de mulheres que trabalham no cinema e audiovisual, MUTIM, vai provocar um debate a partir do primeiro filme realizado por uma mulher em Portugal, Três Dias Sem Deus (1946), de Bárbara Virgínia, com a participação de Luísa Sequeira, autora do road movie documental sobre a cineasta que se destacou em plena ditadura.

A secção Lobo Mau volta a invadir o Cinema São Jorge, com o já mítico Peddy Paper, que regressa após uma interrupção de dois anos; associados ao Atelier Mina, para desmistificar os medos, e voltam a trabalhar com o Bernardo Gramaxo, para ensinar as bases da produção cinematográfica aos mais principiantes. E, claro, não deixam de haver as sessões de cinema, longas-metragens de animação e os Sustos Curtos, uma compilação de filmes para mostrar o lado divertido do terror.

Ainda no Festival, assinala-se o regresso do MOTELquiz no dia 8, uma noite de trivia para testar os conhecimentos sobre cinema de terror e cultura pop, com prémios e surpresas à mistura (a entrada é livre, mas requer pré-inscrição para o e-mail inscricoes@motelx.org).

Para o arranque, o MOTELX oferece três eventos de entrada gratuita no Warm-Up, com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 1 a 3 de Setembro: A Sinfonia das Trevas – 100 anos de Nosferatu, uma experiência sonora e visual imersiva, pela companhia teatral Primeiros Sintomas, que celebra o centenário da obra de F.W. Murnau (dia 1, no Convento São Pedro de Alcântara), o mockumentary neozelandês What We Do in the Shadows (2014), de Jemaine Clement e Taika Waititi, na sessão de cinema ao ar livre (dia 2, Largo Trindade Coelho), e O Fauno das Montanhas (1926), de Manuel Luís Vieira, num cine-concerto FILMar, com música interpretada ao vivo pela Orquestra Metropolitana de Lisboa (dia 3, no Jardim do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta).

A acompanhar o lançamento do livro O Quarto Perdido do MOTELX – Os Filmes do Terror Português (1911-2006), serão exibidos filmes mudos, antigos e actuais, que garantem que o foco desta edição do festival, será mesmo o cinema de Terror Português. Se juntarmos a isto o regresso do maestro do giallo, Dario Argento, e a exibição dos melhores filmes de terror de agora, esta será uma edição que irá garantir o início de um novo capítulo para o MOTELX numa era, (esperemos nós) pós-pandemia.

A programação completa pode ser consultada através do link: www.motelx.org/programa-e-horarios#dia-2022-09-06|todos-os-locais

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