A 16.ª edição do MOTELX está quase a arrancar. De 6 a 12 de Setembro, no Cinema São Jorge e noutros espaços espalhados pela capital, o Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa vai celebrar o cinema de género nas suas múltiplas vertentes e cruzá-lo com várias expressões artísticas. Este ano, ilustres convidados como o mestre do terror italiano Dario Argento ou a dupla de realizadores americana Aaron Moorhead e Justin Benson vão misturar-se entre o público durante estes 7 dias de festival.
Cabe a Bodies Bodies Bodies (2022) da A24 abrir a edição deste ano do MOTELX, no dia 6. Realizado por Halina Reijn, a segunda longa-metragem desta também actriz holandesa é um slasher da Gen-Z sobre um grupo de jovens ricos que planeia uma festa que corre muito mal.
Na secção Serviço de Quarto, além dos já revelados Dark Glasses (2022), apresentado dia 8 pelo próprio realizador, o mítico maestro Dario Argento, ou Final Cut (2022), de Michel Hazanavicius, junta-se Something in the Dirt (2022), um filme realizado, escrito e protagonizado por Aaron Moorhead e Justin Benson, que vão também circular pelo Festival. É uma oportunidade para conhecer esta respeitada equipa do cinema indie, que arrisca no mercado mainstream com trabalhos como Synchronic (2019) e a nova série da Marvel, Moon Knight (2022-). Também, em estreia nacional, Polaris (2022), de Kirsten Carthew, um filme pós-apocalíptico inspirado no ecofeminismo e na urgência de uma mudança cultural e sustentável significativa, caracterizado pela realizadora como o “Mad Max do Ártico”, e Candy Land (2022), de John Swab, uma road trip infernal sobre sexo, religião e violência. Além destes títulos encontram-se ainda filmes como Satan’s Slaves 2: Communion (2022), de Joko Anwar, Ashkal (2022), de Youssef Chebbi, Saloum (2021), de Jean Luc Herbulot, e Parsley (2022), de José María Cabral.
Com uma grande aposta em mulheres realizadoras, este ano, na seleção Méliès d’argent – Melhor Longa Europeia destacam-se a estreia mundial da produção ibérica O Corpo Aberto (2022), de Ángeles Huerta, um folk horror com os Victoria Guerra e José Fidalgo, Nightsiren (2022), de Tereza Nvotová, e A Banquet (2021), de Ruth Paxton, a sua primeira longa-metragem. A completar a lista de cinema europeu em competição, onde estão os já anunciados Os Demónios do Meu Avô (2022), de Nuno Beato, Criança Lobo (2022) – em estreia mundial -, de Frederico Serra, e Wolfkin (2022), de Jacques Molitor, distingue-se também o terror psicológico do altamente perturbador Speak No Evil (2022).
A 10 de Setembro, o MOTELX propõe um final de tarde especial com o projecto FILMar, entre a Cinemateca Portuguesa e o Cinema São Jorge, onde se enfrentam os medos do mar através de cinco filmes (duas longas e três curtas) e um debate, com o apoio do programa EEAGrants 2020-2024 e a colaboração da Embaixada da Noruega em Portugal. Dias antes, a 7 de Setembro, no Teatro São Luiz, em parceria com a Casa Bernardo Sassetti, é projectado o primeiro filme de terror português, Os Crimes de Diogo Alves (1911), de João Tavares, acompanhado por uma partitura original assinada por Bernardo Sassetti e interpretada por um combo da Escola Superior de Música de Lisboa, sob a orientação do professor Desidério Lázaro. Depois do cine-concerto, uma conversa acerca do processo de composição para filmes mudos, com um painel moderado por Inês Laginha e formado, além de Lázaro, pelo guitarrista Tó Trips e o pianista Filipe Raposo.
Um dos pontos altos da programação e a concretização de um dos maiores objectivos do MOTELX é a promoção, incentivo e exibição de filmes de terror produzidos em Portugal. Para tal, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, o prémio SCML MOTELX – Melhor Curta Portuguesa apresenta-nos este ano 12 curtas-metragens em competição.
No Cinema São Jorge, a nova associação de mulheres que trabalham no cinema e audiovisual, MUTIM, vai provocar um debate a partir do primeiro filme realizado por uma mulher em Portugal, Três Dias Sem Deus (1946), de Bárbara Virgínia, com a participação de Luísa Sequeira, autora do road movie documental sobre a cineasta que se destacou em plena ditadura.
A secção Lobo Mau volta a invadir o Cinema São Jorge, com o já mítico Peddy Paper, que regressa após uma interrupção de dois anos; associados ao Atelier Mina, para desmistificar os medos, e voltam a trabalhar com o Bernardo Gramaxo, para ensinar as bases da produção cinematográfica aos mais principiantes. E, claro, não deixam de haver as sessões de cinema, longas-metragens de animação e os Sustos Curtos, uma compilação de filmes para mostrar o lado divertido do terror.
Ainda no Festival, assinala-se o regresso do MOTELquiz no dia 8, uma noite de trivia para testar os conhecimentos sobre cinema de terror e cultura pop, com prémios e surpresas à mistura (a entrada é livre, mas requer pré-inscrição para o e-mail inscricoes@motelx.org).
Para o arranque, o MOTELX oferece três eventos de entrada gratuita no Warm-Up, com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 1 a 3 de Setembro: A Sinfonia das Trevas – 100 anos de Nosferatu, uma experiência sonora e visual imersiva, pela companhia teatral Primeiros Sintomas, que celebra o centenário da obra de F.W. Murnau (dia 1, no Convento São Pedro de Alcântara), o mockumentary neozelandês What We Do in the Shadows (2014), de Jemaine Clement e Taika Waititi, na sessão de cinema ao ar livre (dia 2, Largo Trindade Coelho), e O Fauno das Montanhas (1926), de Manuel Luís Vieira, num cine-concerto FILMar, com música interpretada ao vivo pela Orquestra Metropolitana de Lisboa (dia 3, no Jardim do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta).
A acompanhar o lançamento do livro O Quarto Perdido do MOTELX – Os Filmes do Terror Português (1911-2006), serão exibidos filmes mudos, antigos e actuais, que garantem que o foco desta edição do festival, será mesmo o cinema de Terror Português. Se juntarmos a isto o regresso do maestro do giallo, Dario Argento, e a exibição dos melhores filmes de terror de agora, esta será uma edição que irá garantir o início de um novo capítulo para o MOTELX numa era, (esperemos nós) pós-pandemia.
A programação completa pode ser consultada através do link: www.motelx.org/programa-e-horarios#dia-2022-09-06|todos-os-locais