Já são conhecidos os cinco finalistas do Prémio MOTELX GUIÕES 2024 para melhor argumento de terror português, no valor de 2000€. O GUIÕES – Festival do Roteiro de Língua Portuguesa acontece pelo segundo ano consecutivo durante o MOTELX e celebra a sua 10.ª edição, entre os dias 11 e 13 de Setembro, também no Cinema São Jorge.
Este ano, o MOTELX alia-se novamente ao GUIÕES para premiar argumentos de filmes de terror ainda não produzidos e estimular a produção cinematográfica e audiovisual de género em Portugal.
Tristão, de São José Correia; Espectro, de Catarina Araújo, Estática, de Pedro Nora; Soberana, de Rafael Santos; e E o Diabo q’o Carregue!, de Lili Pereira, são os cinco títulos que competem pelo Prémio MOTELX GUIÕES 2024, escolhidos entre 40 propostas em formato de longa-metragem, pela equipa de selecção de ambos os festivais.
Focado em dar oportunidade a novos talentos e autorias que desejam desenvolver projectos de terror, o galardão com o valor monetário de 2000€ é atribuído à criação eleita por um painel de jurados composto por Fernanda Polacow (guionista, realizadora e consultora de guiões), Carlos Silva (escritor e promotor de ficção especulativa) e Rita Roberto (argumentista). O veredicto é revelado no final da tarde de 11 de Setembro, na Sala 2 do Cinema São Jorge, na sessão de Entrega de Prémios do GUIÕES – Festival do Roteiro de Língua Portuguesa a acontecer em pleno MOTELX.
Sobre os trabalhos finalistas da competição, os directores artísticos do MOTELX, Pedro Souto e João Monteiro, consideram que “dão vida à imaginação macabra destas novas autorias e focam assuntos do quotidiano português sem nunca se desviarem para a simples cópia de modelos estrangeiros“. Os também programadores do Festival, cuja 18.ª edição decorre de 10 a 16 de Setembro, olham para o futuro e apontam os cinco guiões como “um exemplo do que poderá ser a ficção de terror nacional no papel e no ecrã“, destacando ainda “a presença maioritária de mulheres argumentistas” entre as nomeações.
Além da atribuição do Prémio MOTELX GUIÕES, os dois festivais renovam a parceria com uma programação cruzada e simultânea. O GUIÕES regressa ao MOTELX de 11 a 13 de Setembro, na sua 10ª edição, com sessões de pitching de projectos audiovisuais de língua portuguesa, debates e masterclasses.




