A estreia europeia do novo filme de Gabriel Abrantes, Brandon Cronenberg como convidado de honra, quatro novos filmes com olhares femininos, o multipremiado “Estranho Caminho” de Guto Parente, o 50º aniversário de “O Exorcista”, o cruzamento com o Festival GUIÕES, o YouTube microCURTAS MOTELX e uma sessão surpresa com a FilmTwist, são algumas das primeiras novidades da edição deste ano.
No dia 19 de Julho de 2023, decorreu a apresentação das primeiras novidades da 17ª Edição do MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, no Cinema São Jorge, o espaço nobre lisboeta do cinema. Este ano o MOTELX vai acontecer entre os dias 12 e 18 de Setembro de 2023 e para além de estreias absolutas, convidados especiais, surpresas e parcerias de programação, o festival MOTELX continua a comprometer-se com o cinema contemporâneo, mas a não esquecer os momentos históricos e fundamentais do género do terror seja ele nacional ou internacional. Não há fronteiras ou tempo no terror.

Apresentação da 17ª Edição do MOTELX no Cinema São Jorge – ©Fio Condutor | Pedro Ginja
Antes da apresentação das novidades da nova edição do festival, fomos presenteados com um cocktail no foyer do primeiro andar do Cinema São Jorge, onde degustámos excelentes iguarias da autoria da Rub-a-Duckie, com um twist sempre bem ao estilo do MOTELX. Esteve também a Jameson a apresentar o seu novo whisky “Black Barrel” e a saciar a sede dos presentes.

Cocktail de apresentação do MOTELX – ©Fio Condutor | Pedro Ginja

Cocktail de apresentação do MOTELX – ©Fio Condutor | Pedro Ginja

Cocktail de apresentação do MOTELX – ©Fio Condutor | Pedro Ginja

Cocktail de apresentação do MOTELX – ©Fio Condutor | Pedro Ginja

Cocktail de apresentação do MOTELX – ©Fio Condutor | Pedro Ginja

Jameson Black Barrel – ©Fio Condutor | Pedro Ginja
Do cocktail de apresentação passamos para a Sala 3, onde fomos recebidos por Pedro Souto e João Monteiro que iniciaram as “hostilidades” com a apresentação do spot promocional, outra vez produzido pela WYcreative e a Still, tendo o terror gastronómico como inspiração, sob o mote “Onde o terror é o prato do dia”.
Primeiras novidades & destaques da 17ª Edição do MOTELX:
– Confirmação da estreia europeia de A Semente do Mal (2023) de Gabriel Abrantes, o novo filme de um dos maiores talentos português desta vez no género do terror. Destaques ainda nas confirmações de Propriedade (2022) do brasileiro Daniel Bandeira, o francês Vincent Must Die (2023) de Stéphan Castang e o vencedor da semana de crítica de Cannes 2023, o malaio Tiger Stripes (2023) de Amanda Nell Eu.
– Filmes realizados por mulheres estão em força nesta edição com a estreia em Portugal de Perpetrator (2023) de Jennifer Reeder (apresentado na ultima Berlinale), My Animal (2023) de Jacqueline Castel – uma visão feminina do terror canadiano e Run Rabbit Run (2023) de Daina Reid com Sarah Snook, ainda fresca do final de Sucession, no principal papel.
– Em termos de convidado especial, a primeira confirmação chegou com o nome de Brandon Cronenberg com a estreia do seu mais recente Infinity Pool (2023) agendada para esta edição. E como se tal não bastasse, também Possessor (2020) e Antiviral (2012) estarão presentes na programação, nesta retrospectiva da sua obra completa. Como os organizadores afirmaram, apesar de apenas ter realizado estes três filmes, já se justifica esta retrospectiva por ter conseguido sair da sombra do seu pai com uma obra que partilha influências mas a trilhar um caminho muito seu. Além disso, Brandon Cronenberg estará presente para uma masterclass.
– Já é apanágio do festival o passado do cinema de terror ser sempre comemorado, e este ano era indispensável relembrar um dos seus maiores clássicos que faz 50 anos em 2023 – O Exorcista (1973) de William Friedkin. Será a projecção de uma cópia restaurada em 4K e que assinala a colaboração do festival com a FilmTwist – plataforma de streaming português ligada ao cinema de terror e o fantástico.
– Dado o enorme sucesso do projecto FILMar na edição de 2022 do MOTELX, com a exibição de O Fauno das Montanhas (1926) de Manuel Luís Vieira, em colaboração com a Orquestra Metropolitana de Lisboa numa sessão com mais de 400 espectadores no Jardim do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, este ano o festival decidiu expandir a secção com mais filmes. Destaques para Tarde Demais (2000) de José Nascimento em co-autoria com João Canijo, Serpiente de Mar (1985) de Armando de Ossorio, o seu último filme, que João Monteiro apelidou de “um daqueles filmes tão maus que só poderá ser um dos momentos mais icónicos e inesquecíveis do festival” – reforçou ainda atenção redobrada de todos para identificar vários exemplos da costa portuguesa como palco de “inacreditáveis” ataques do monstro marinho – isso e algumas piscinas não identificadas. Uma oportunidade a não perder. A concluir a secção “Quarto Perdido”, em parceria com a FILMar, teremos Os Olhos da Alma (1923) de Roger Lion, a celebrar o seu centenário.
– Uma das colaborações de peso será com o “gigante” Youtube que se alia ao MOTELX na secção microCURTAS e oferece, pela primeira vez, 3 prémios monetários para “Melhor microCURTA”, “Menção Especial” e “Melhor Trailer YouTube Shorts” (para quem concorrer com o trailer da sua microCURTA). Até 23 de Agosto ainda possível enviar filmes de até 2 minutos, produzidos em telemóvel, tablet ou webcam. Haverá ainda um workshop facultado pelo Youtube e dedicado a regras, truques e ideias para a monetização de conteúdo na plataforma.
– Ainda no campo das novidades, temos a primeira colaboração com o GUIÕES – Festival do Roteiro e da Língua Portuguesa, com a criação de uma programação paralela dedicada ao argumento e à produção de cinema de terror no país. Haverá masterclasses, workshops, debates e sessões de filmes como The Witch (2015) de Robert Eggers apresentado por um dos seus produtores Rodrigo Teixeira. Destaque ainda para um novo galardão dedicado a argumentos de longa-metragem ainda não produzidas – o prémio MOTELX GUIÕES para melhor argumento português cuja deadline já terminou em Junho.
– Na “SectionX, dedicada ao terror experimental, teremos Home Invasion (2023) de Graeme Arnfield, sobre a cultura de videovigilância moderna, o seu efeito na sociedade e nos pesadelos que perpetua.
– Na secção “Lobo Mau”, dedicada ao público mais jovem, teremos Perlimps (2022) de Alê Abreu como filme de destaque.

Entrada Cinema São Jorge – ©Fio Condutor | Pedro Ginja

Apresentação MOTELX – ©Fio Condutor | Pedro Ginja

Dinarte de Freitas, actor principal do spot publicitário do MOTELX, junto do cartaz promocional – ©Fio Condutor | Pedro Ginja

João Monteiro e Pedro Souto, directores artísticos do MOTELX, apresentam as novidades – ©Fio Condutor | Pedro Ginja
A despedida foi feita em parceria com a PRIS Audiovisuais, com a ante-estreia de Cobweb (2023) de Samuel Bodin, com data de estreia nos cinemas nacionais dia 27 de Julho. Conta a história de um míudo de 8 anos chamado Peter (Woody Norman) que começa a ouvir barulhos e vozes estranhas vindas das paredes do seu quarto.
Foram ainda prometidas mais novidades para o início de Setembro, altura em que a programação final será revelada na sua totalidade. Por isso marquem nas vossas agendas, o MOTELX está mesmo a chegar. Entre os dias 12 e 18 de Setembro, o terror vai ser o prato do dia!
Para mais informações, acompanha o site do MOTELX em www.motelx.org.