Depois do excelente arranque da semana passada, a MONSTRA continua a divulgar o melhor cinema de animação mundial até ao próximo domingo dia 27 de Março. A diversidade, qualidade e quantidade são as premissas da MONSTRA e continua a dar destaque ao país convidado desta edição, a Bulgária.
Depois de uma primeira semana de muita atividade com mais de 15.000 espectadores até ao dia 24 de Março, há mais 2 dias para aproveitar o que o festival tem de melhor, na sala de cinema mas também nos museus, galerias que colaboram com a MONSTRA na cidade de Lisboa.
Eis os destaques para os últimos dias do festival:
Dia 25 de Março – Às 22h, na sala Manoel de Oliveira, são exibidos 10 filmes de animação portugueses que concorrem ao Prémio SPA-Vasco Granja, com destaque para Degelo de Susana Miguel António e Filipa Gomes da Costa e para O Homem do Lixo de Laura Gonçalves, já selecionado para o prestigiado Festival de Annecy e Tom Tom de João Levezinho – todos em estreia exclusiva.
Ao final da tarde, na Cinemateca Portuguesa, destaque para The Czech Year a premiada primeira obra do marionetista checo Jirí Trnka. Faz parte da secção Históricos e decorre numa aldeia da República Checa onde os costumes, lendas e tradições são animados através de música e dança.
Dia 26 de Março – A partir deste dia chega a MONSTRINHA para oferecer cinema de animação aos mais novos no BABY MONSTRINHA (No Cinema São Jorge) e Pais e Filhos (Museu Nacional de Etnologia), durante todo o fim-de-semana. A noite termina com uma festa na Galeria Zé dos Bois em Lisboa.
Os destaques serão para Mamã Gorilla da realizadora Linda Hamback, Até os Ratos merecem o Céu de Denisa Grimmová e Jan Bubenicek e a comemoração dos 50 anos de Snoopy com o filme Snoopy, Volta a Casa de Bill Melendez.
Já em contagem decrescente para o fim, a noite de dia 26 está reservada para a grande cerimónia de encerramento da MONSTRA 2022, onde será entregue o Prémio SPA – Vasco Granja. A porta está aberta para quem quiser celebrar o cinema de animação.
Ainda podem ver, na Sociedade Nacional de Belas Artes as exposições de desenhos de Anri Koulev e Joanna Quinn e também a celebração dos 10 anos de animação portuguesa do BAP.
Dia 27 de Março – Última oportunidade para visitar a mostra Do Outro Lado da Câmara, Os Demónios do meu Avô patente no Museu da Marioneta e com uma extensão possível de ser vista no cinema São Jorge. É a possibilidade de conhecer os cenários da primeira longa-metragem de animação de marionetas do cinema português, revelados em exclusivo no MONSTRA antes da sua grande estreia.
Para encerrar o festival teremos a habitual visualização dos filmes premiados nesta 21ª Edição da MONSTRA, reflexo de um festival único, rico e cheio de uma diversidade e abrangência na partilha do cinema de animação atual, nunca esquecendo o passado, e na formação de novos públicos para uma realidade que poucos têm acesso.
Há muito mais para descobrir nestes últimos dias do festival, o restante programa poderá ser consultado no site www.monstrafestival.com ou na app do festival. Os bilhetes para a MONSTRA estão à venda no cinema São Jorge, Cinema City Alvalade, Cinemateca Portuguesa, na Cinemateca Júnior e na Ticketline.