Cada vez que um suicídio acontece fica apenas a tristeza, a mágoa e as perguntas – “porque é que não disse nada?”, ou então a eterna dúvida “podia eu ter feito algo para evitar isto?”. Mais do que o aliviar do peso de viver da pessoa que deixa este mundo, ficam os entes queridos em sofrimento, também eles para sempre e sem um fim à vista. Uma decisão que não muda apenas a vida da pessoa que tirou a sua própria vida, mas de todos os que a conheceram.
Marco Bellocchio reflete, neste Marx Pode Esperar (título em português), sobre o suicídio do seu irmão gémeo Camillo (com apenas 29 anos), num documentário intimista com família e amigos, refletindo na história familiar e na sequência de eventos que levou a esse dia fatídico do ano de 1968. Mais do que isso, é um mea culpa de Bellocchio e a tremenda necessidade de pensar, ainda em vida, de momentos terríveis que influenciaram a sua maneira de filmar e de criar arte.
São, desde início, traçados paralelismos entre os filmes feitos pelo realizador e o que sucedeu antes e após o suicídio do seu irmão Camillo. Desde I Pugni in Tasca (1965) a sua estreia em longas-metragens, filmada em Piacenza e vencedora de um prémio em Locarno; a La Cina è Vicina (1967) que o estabeleceu na indústria do cinema italiano ainda na casa dos 20; e para terminar Gli Occhi, la Bocca (1982) o seu filme mais pessoal, que aborda a tragédia e o suicídio, e que dá o mote para esta película.
Cinquenta e dois anos depois e ainda esse evento continuamente reverbera na família Bellocchio e com o avançar do filme mais se percebe que não é apenas com Marco mas com todos os membros da família, mesmo quem nunca o conheceu. Na primeira cena, numa reunião familiar, Marco descobre o filme que quer fazer, inicialmente o que seria a história da familía Bellocchio passa, durante o processo, a ser sobre Camillo.
Camillo é um fantasma presente em cada olhar, palavra e emoção de todos os que o amaram um dia. Muitas imagens de arquivo permitem traçar um retrato fidedigno de um homem em constante sofrimento pela comparação que sentia com os membros da sua família: com o seu irmão gémeo, cineasta muito bem-sucedido; com o irmão mais velho (Piergiorgio), mais erudito; com a sua irmã surda-muda (Letizia), especial à sua maneira; com a irmã mais velha (Maria Luisa) uma segunda mãe; e com o irmão Alberto Bellocchio, que apesar de não ser especialmente dotado, descobriu um propósito simples para a sua vida. Mais do que os irmãos em vida é a sombra de Paolo (irmão mais velho que padeceu de uma doença mental), falecido muito novo mas que partilhou quarto com Camillo na sua infância, uma das grandes razões da sua angústia constante devido à sua personalidade. O facto de achar que todos tinham um lugar neste mundo menos ele próprio, é a principal razão para Camillo criar a ideia de ser o menor de todos na família, e isso o levar sempre a comparações menos lisonjeiras sobre si, principalmente quando Marco vinha à baila.
Enquanto as perguntas difíceis são feitas, descobrimos muito sobre a família e consequentemente da história italiana de meados do Séc. XX, com destaque para o pai, austero e preocupado com o futuro dos filhos e seu bem-estar, e da mãe, uma mulher fervorosamente religiosa. A própria Segunda Guerra Mundial, o avanço do socialismo e das ideias do comunismo são referenciados criando riqueza e profundidade na análise desta tragédia pessoal.
Desilusão anunciada para quem no final procura respostas para esta tragédia, pois não as vai encontrar. O que vai encontrar é Marco Bellocchio, igual a si mesmo, em constante busca do seu eu mais profundo com um misto de simplicidade nas ideias, mas profundidade nos sentimentos sem nunca fugir do que é mais difícil de dizer ou sentir. Mais do que um filme sobre o suicídio e dos efeitos duradouros na família Bellocchio, é um filme sobre um amor interrompido antes de tempo, sem aviso prévio e uma reflexão sobre a nossa incapacidade de “ler” a dor no outro, mesmo quando está mesmo ao nosso lado. Marx Pode Esperar soa a epitáfio perfeito para Camillo e é a catarse que Marco tanto procurava ao dar ao irmão o lugar no mundo que ele tanto queria e nunca encontrou, este filme.