19º Edição do IndieLisboa (2022)

de Francisca Tinoco

É já dia 28 de Abril que arranca mais uma edição do festival IndieLisboa, que irá decorrer até 8 de Maio, com sessões espalhadas entre o Cinema São Jorge, a Culturgest, a Cinemateca Portuguesa, o Cinema Ideal e a Biblioteca Palácio Galveias. A 19º edição do IndieLisboa incluirá cerca de 250 filmes na sua programação.

Destacam-se a Competição Nacional e Internacional de curtas e longas-metragens, que como de costume, nos trazem estreias de exibição em Portugal. Esta edição figura a mais extensa Competição Nacional de Longas da história do festival, numa seleção eclética intergeracional, que serve de testemunho à vitalidade do cinema português. A programação de curtas combina, na mesma nota, obras de autores estabelecidos e novos cineastas.

Mato Seco em Chamas, de Adirley Queirós e Joana Pimenta © IndieLisboa

A diversidade surge como palavra de ordem do festival, encontrando a sua mais clara expressão na secção Boca do Inferno dedicada a obras que rasgam livremente fronteiras de registo e de temas, sem tabus. Este ano são oito curtas, entre live action e animação, e quatro longas-metragens.

A secção Director’s Cut (cinco longas e duas curtas) traz-nos filmes novos que procuram inspiração e matéria no património do cinema e em Novíssimos, os espectadores poderão descobrir jovens cineastas a dar os seus primeiros passos na indústria. 

Numa parceria com o mais recente festival literário da capital, Lisboa 5L, a secção Cinema e 5L junta cinco filmes onde a literatura é protagonista. A secção Silvestre, com títulos internacionais de maior envergadura, conta com os aclamados filmes Cow, de Andrea Arnold, The Souvenir: Part II, de Joanna Hogg e Rimini, de Ulrich Seidl (Fora de Competição).

O programa fica completo com as secções IndieJúnior, dedicada aos mais novos, e IndieMusic, onde se celebra a ligação cinema/música, assim como Retrospectivas num olhar para o passado, que este ano irá centrar a realizadora Doris Wishman. Um conjunto de sessões especiais vem pôr em evidência o melhor do cinema português, figurando obras de António de Macedo, José Álvaro de Morais, Laís Bodanzky, João Botelho, Margarida Cardoso, João Trabulo e Marta Pessoa.

Albufeira, de António de Macedo © IndieLisboa

Sem escassez de oferta, os bilhetes para o IndieLisboa 2022 já se encontram à venda na bilheteira central do festival na Culturgest e na Ticketline. A programação completa e quaisquer outras informações poderão ser consultadas em indielisboa.com ou na app do festival.

COMPETIÇÃO NACIONAL

Longas-Metragens

Águas do Pastaza  Inês T. Alves, Portugal
Atrás Dessas Paredes  Manuel Mozos, Portugal
Frágil  Pedro Henrique, Portugal
Mato Seco em Chamas  Adirley Queirós / Joana Pimenta, Brasil, Portugal
Rua dos Anjos  Maria Roxo / Renata Ferraz, Portugal
Super Natural  Jorge Jácome, Portugal
O Trio em Mi Bemol  Rita Azevedo Gomes, Portugal / Espanha
Périphérique Nord  Paulo Carneiro, Portugal / Suíça / Uruguai
Viagem ao Sol  Ansgar Schaefer / Susana De Sousa Dias, Portugal

Super Natural, de Jorge Jácome © IndieLisboa

Curtas-Metragens

Antes de Mim, o Fim  Inês Luís, Portugal
Às Vezes os Dias, às Vezes a Vida  Janine Gonçalves, Portugal
Azul  Ágata de Pinho, Portugal
O Banho  Maria Inês Gonçalves, Portugal
By Flávio  Pedro Cabeleira, Portugal
Um Caroço de Abacate  Ary Zara, Portugal
Cemitério Vermelho  Francisco Lacerda, Portugal
Comezainas  Mafalda Salgueiro, Portugal
Domy + Ailucha, Cenas Kets!  Ico Costa, França / Portugal
Idade Óssea – Um Filme em Sete Quadros  Isabel Aboim Inglez, Portugal
Mistida  Falcão Nhaga, Portugal
Ocelot  Bernardo De Jeurissen, Portugal / França
Presente  Francisco Valente, Portugal
Raquel  Duarte Amaral Netto, Portugal
Subir e Sumir  Francisco Queimadela / Mariana Caló, Portugal
Tornar-se um Homem na Idade Média  Pedro Neves Marques, Portugal

Raquel, de Duarte Amaral Netto © IndieLisboa

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL

Longas-Metragens

Freda  Gessica Généus, França
Ghost Song  Nicolas Peduzzi, França
El gran movimiento  Kiro Russo, Bolívia / França / Suíça / Catar
How to Save a Dead Friend  Marusya Syroechkovskaya, Suécia / Noruega / França / Alemanha
Kim Min-Young of the Report Card  Jae-eun Lee / Jisun Lim, Coreia do Sul
Mato Seco em Chamas  Adirley Queirós / Joana Pimenta, Brasil / Portugal
Medusa  Anita Rocha da Silveira, Brasil
Pedro  Natesh Hegde, Índia
Proyecto fantasma  Roberto Doveris, Chile
Soy libre  Laure Portier, França
Unrueh  Cyril Schäublin, Suíça

Freda, de Géssica Geneus © IndieLisboa

Curtas-Metragens

Are We There Yet  Lazar Ivanov, Suíça
Au revoir Jérôme!  Adam Sillard / Chloé Farr / Gabrielle Selnet, França
Le Boug Doug  Théo Jollet, França
Can Gardell  Florencia Aliberti / Sílvia Subirós, Espanha
El día que volaron la montaña  Alba Bresolí, Espanha
Displaced  Samir Karahoda, Kosovo
Dog’s Field  Michalina Musialik, Polónia
Escasso  Gabriela Gaia Meirelles / Clara Anastácia, Brasil
Fantasma Neon  Leonardo Martinelli, Brasil
Five Minutes Older  Sara Szymańska, Polónia
Handbook  Pavel Mozhar, Alemanha / Bielorrússia
Handstand  Ovsanna Shekoyan, Arménia
Have a Nice Day Forever  Tatiana Delaunay, Noruega
Hierophany  Maria Nitek, Polónia
I Am Trying to Remember  Pegah Ahangarani, Irão / República Checa
Intermezzo  Kim Lêa Sakkal, Alemanha
Jeudi, Vendredi, Samedi  Arthur Cahn, França
Lucienne dans un monde sans solitude  Geordy Couturiau, França
Mistida  Falcão Nhaga, Portugal
Un mois après la nuit  Héloïse Fressoz, França
North Pole  Marija Apcevska, Macedónia do Norte / Sérvia
The Parent’s Room  Diego Marcon, Itália
Precautionary Measure  Ika Schwander / Lizzy Deacon, Reino Unido
Sierra  Sander Joon, Estónia
Some Kind of Intimacy  Toby Bull, Reino Unido / França
Starfuckers  Antonio Marziale, Estados Unidos
Steakhouse  Špela Čadež, Eslovénia / Alemanha / França
Upwards Tide  Daniela Zahlner, Áustria / Reino Unido
Urban Solutions  Arne Hector / Luciana Mazeto / Minze Tummescheit, Alemanha
The Watchers  Sandro Souladze, Geórgia

I Am Trying to Remember, de Pegah Ahangarani © IndieLisboa
0 comentário
1

Related News

Deixa Um Comentário