IndieJúnior 2024 apresenta programação completa para a sua 8ª edição

de Fio Condutor

O IndieJúnior – Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil abraça para a sua 8ª edição o tema da Liberdade em comemoração do 50.º aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974, mas também enquanto espelho do momento precário que se vive um pouco por todo o mundo.

O festival, direcionado para públicos mais jovens e famílias, decorrerá de 22 a 28 de janeiro em várias salas da cidade do Porto, incluindo o Batalha Centro de Cinema, o Coliseu Porto Ageas, o Maus Hábitos, a Universidade do Porto, a Casa das Artes e a Biblioteca Municipal Almeida Garrett. No sábado, dia 13, pelas 16h00, decorrerá na Casa Comum da Reitoria da UP, uma sessão de “Warm Up” descrita como “o aquecimento ideal para sete dias de cinema e diversas atividades para famílias e escolas.”

É precisamente o contexto escolar que o IndieJúnior prioriza mediante sessões de cinema reservadas a turmas desde o pré-escolar até ao secundário. A esta vertente acresce a vertente familiar com menos sessões. Em competição, está o maior número de filmes na história do festival, na sua maioria curtas, distribuídas pela ficção, o documentário, e a animação. 

Graças à iniciativa “Eu Programo um Festival de Cinema,” organizada em pareceria com o Plano Nacional das Artes, parte da programação foi curada por crianças entre os 6 e os 18 anos, de quatro escolas da área metropolitana do Porto – o Agrupamento de Escolas Soares dos Reis, em Gaia, Agrupamento de Escolas Professor Óscar Lopes, em Matosinhos, Agrupamento de Escolas Gonçalo Mendes da Maia, na Maia, e Agrupamento de Escolas Aurélia de Sousa, no Porto. Juntando-se ao Júri oficial estarão investigadores da UP e alunos do secundário para determinar os vencedores do Prémio Impacto da Reitoria da UP. 

Fora de competição, os visitantes do festival poderão desfrutar de sessões temáticas dentro do tópico “Liberdade,” incluindo um Filme-Concerto com a participação do duo musical O Som do Algodão que se propõe a “desembrulhar as sonoridades que compõe a nossa herança musical do 25 de abril” e irá acompanhar a projeção do documentário do realizador cubano Júlio Cortázar, Pela Primeira Vez sobre a primeira ida de um grupo de camponeses ao cinema, e do filme mudo O Evadido de Charlie Chaplin, sobre uma fuga da prisão. 

O IndieJúnior irá também proporcionar sessões especiais de cinema como “Cinema à Mesa” com direito a refeição e mais direcionado para adolescentes, e “Cinema de Colo” para bebés. O instagrammer Wandson Lisboa passará pelo Batalha para apresentar Toy Story: Os Rivais enquanto o filme que mais marcou a sua infância dentro da secção “O Meu Primeiro Filme.” A sessão contará com legendas descritivas e língua gestual portuguesa. O festival conta, ainda, com oficinas, workshops, debates, exposições, masterclasses e conferências para crianças e jovens de todas as idades, famílias e escolas. 

Para encerrar esta edição do Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil, decorrerá a já icónica Matiné Dançante no Café do Batalha que junta organizadores, convidados, e espectadores para “esticar as pernas, ouvir música e ainda dar um pé de dança” ao som do DJ set da Miss Playmobil.

O programa completo do IndieJúnior 2024 pode ser consultado em www.indiejunior.com.

0 comentário
0

Related News

Deixa Um Comentário