Hell House LLC (2015)

de Mercês Castelo-Branco

“O que está prestes a ver é um documentário sobre os misteriosos acontecimentos em torno da tragédia que ocorreu na casa assombrada do Dia das Bruxas em 2009.”

Hell House LLC, com argumento e realização de Stephen Cognetti, inicia como qualquer documentário que relata grandes tragédias que estamos habituados a ver – uma notícia de última hora que menciona vagamente os acontecimentos da tragédia e uma equipa de investigação pronta a pegar no caso e tentar desconstruir o mistério. A história em si envolve uma casa assombrada que foi criada como atração de Halloween, em que o seu dia de estreia é marcado por tragédias que envolvem diversas mortes e feridos. A equipa de documentário, ao procurar tentar perceber o que aconteceu, e o porquê daquelas mortes todas (15 ao todo), entra em contacto com uma das vítimas e testemunhas dessa noite, Sara (Ryan Jennifer). Sara vem acompanhada de cassetes de filmagem que documentam todo o processo que ela e os seus amigos tiveram em montar todo o ambiente assustador no Abaddon Hotel.

No início do filme, ficamos na dúvida se a história terá mesmo acontecido ou se apenas se trata de algo fictício. Em alguns momentos das entrevistas, nas opiniões dadas, ainda ficamos um pouco desconfiados, mas a partir do momento em que entramos nos visionamentos das cassetes do grupo de amigos, disponibilizadas por Sara, o nível de qualidade eleva consideravelmente e é aí que o filme nos puxa e realmente intriga.

Hell House LLC pertence à categoria found footage dentro do género de terror. A dificuldade, no entanto, em criar filmes de terror com found footage é acertar no ritmo e narrativa, muitas vezes pecando no slow burn em demasia que consequentemente exige uma resolução estrondosa, que dificilmente acontece. O filme consegue trazer aquilo que pelo menos costumo procurar neste género do cinema de terror – uma constante sensação de inquietação e receio, como se estivéssemos sempre à espera de que alguma coisa, que não é suposto, apareça nas gravações. Aliás, o elemento de terror que este registo costuma ter caracteriza-se por essa constante atenção ao detalhe que o espectador sente que deve ter, dado que está a navegar um desconhecido sobrenatural, supostamente verídico.

Hell House LLC está recheado de jump scares e muitos deles são só experienciados para os espectadores mais atentos ou para aqueles que estão à procura de objetos/figuras desconhecidas em cada canto. O ritmo lento do filme e o facto da equipa de amigos estar a montar uma casa assombrada como atração de Halloween num hotel que está na realidade assombrado sem estes saberem, acrescenta ao enredo e torna-o mais intrigante. Coloca as personagens e o espectador a saber a mesma quantidade de informação e a descobrir ao mesmo tempo os mistérios desse hotel assombrado.

A found footage só pelo seu formato, já traz esse nível de ânsia e medo, porque é como se estivéssemos a ter acesso a conteúdo exclusivo, dado que remete para filmes de arquivo, também eles muitas vezes pessoais e privados. Ao juntar found footage ao terror, temos uma receita para algo espetacular, como foi o caso com The Blair Witch Project (1999) de Eduardo Sánchez e Daniel Myrick, em que não só deixou os espectadores intrigados com o caso, como a própria produção levou as pessoas a acreditarem que os atores do filme (cujas personagens representavam estudantes universitários) tinham na realidade desaparecido. Desde o sucesso desse filme que outros tentaram seguir a fórmula à procura de terem o mesmo impacto. Hell House LLC esteve perto, no entanto acaba por perder ao intercalar as imagens de found footage com entrevistas que não acrescentam muito ao enredo. Tentam criar um maior mistério à volta do acontecimento mas acaba por ser só redundante. A equipa de investigação que é levada posteriormente a ir ao Abaddon Hotel para presenciarem com os seus próprios olhos o estado em que ficou após o desastre, surge na realidade apenas como um isco para as suas sequelas (sim, isto não se trata de um stand-alone).

Os filmes de found footage continuam, sem dúvida, a ser difíceis de conseguir fazer no género do terror sem que sejam demasiado aborrecidos ou demasiado clichê. Hell House LLC consegue encontrar um equilíbrio com momentos de crescendo do suspense, fortes o suficiente para manter o público intrigado com o desenvolvimento dos acontecimentos. Apesar de não considerar esta das obras mais fortes deste género, vale a pena dar uma oportunidade ao seu visionamento.

3.5/5
0 comentário
3

Related News

Deixa Um Comentário