Festa do Cinema Italiano | Destaques da 17ª Edição

de Fio Condutor

O acontecimento mais importante em Portugal dedicado à cultura italiana regressa a 12 de abril com cinema, música, literatura e eventos gastronómicos.

A Festa do Cinema Italiano 2024 realiza-se de 12 a 21 de abril em Lisboa (Cinema São Jorge, UCI El Corte Inglés, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, Cine-Teatro Turim e Cinema Fernando Lopes) e até junho estende-se a mais de 15 cidades portuguesas, entre elas: Almada, Alverca, Aveiro, Barreiro, Beja, Coimbra, Évora, Figueira da Foz, Funchal, Lagos, Leiria, Loulé, Penafiel, Porto, Sardoal, Setúbal. Além de programar mais de 50 filmes, muitos deles em antestreia nacional, a Festa apresenta concertos, festas e muitos momentos gastronómicos.


Filme de Abertura

“Ainda Temos o Amanhã” (C’è ancora domani) realizado por Paola Cortellesi, é o filme de abertura da 17ª edição da Festa do Cinema Italiano, que vai ser exibido em antestreia nacional, no dia 12 de abril, às 21h30, no Cinema São Jorge. O filme, não só se destaca por ter sido um sucesso estrondoso de bilheteira em 2023 em Itália, chegando mesmo a superar o blockbuster Barbie, mas também por ser uma obra íntima e poderosa, que aborda o papel das mulheres na democracia com grande profundidade e sensibilidade. C’è ancora domani é neste momento o 9º filme mais visto de sempre em Itália e a cantora Lady Gaga já manifestou interesse para fazer o remake norte-americano. Em Portugal, a obra chega às salas a 9 de maio.


Antestreias Nacionais

Na Festa do Cinema Italiano, o público poderá conhecer, em primeira mão, alguns dos filmes que vão estrear ao longo do ano nas salas de cinema portuguesas, numa secção intitulada Panorama.

  • Ainda Temos o Amanhã, de Paola Cortellesi
  • Confidenza, de Daniele Luchetti
  • A Sombra de Caravaggio, de Michele Placido
  • O Rapto, de Marco Bellocchio
  • Misericórdia, de Emma Dante
  • Comandante, de Eduardo de Angelis
  • O Boémio, de Petr Václav
  • Romantiche, de Pilar Fogliati

Filmes em Competição

São seis os filmes em competição na 17ª Edição da Festa do Cinema Italiano:

  • Enea, de Pietro Castellitto, apresentado em Lisboa pela atriz protagonista Benedetta Porcaroli
  • Disco Boy, de Giacomo Abbruzzese, filme vencedor do Urso de Prata para Melhor Contribuição Artística no Festival de Berlim
  • Una sterminata domenica, de Alain Parroni
  • El Paraíso, de Enrico Maria Artale, galardoado com os prémios Melhor Atriz, Melhor Argumento e vencedor do Prémio de Cinema Jovem na Secção Orizzonti do Festival de Veneza
  • Felicità, de Micaela Ramazzotti, que conquistou o Prémio do Público da Secção Orizzonti Extra do Festival de Veneza
  • Stranizza d’amuri, de Giuseppe Fiorello, vencedor da melhor primeira obra nos Globos de Ouro italianos.


Sessões especiais

Nesta categoria, vão ser exibidos filmes emblemáticos como Milano – The Inside Story of Italian Fashion, um documentário de John Maggio, que tem como cenário a capital da moda italiana e que narra o surgimento da moda italiana e sua ascensão como um fenómeno global, através de um elenco de luxo: Helen Mirren, Sharon Stone, Samuel L. Jackson, Frances McDormand, Tom Ford, Gianni Versace, Giorgio Armani.


Retrospetiva “O outro 25 de Abril / L’altro 25 Aprile”

No ano em que se comemoram os 50 anos do 25 de Abril de 1974, um momento memorável na história de Portugal, a Festa do Cinema Italiano associa-se à Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema para programar uma retrospetiva intitulada “O outro 25 de Abril / L’altro 25 Aprile“, que pretende celebrar a Festa da Libertação em Itália, ou o 25 de abril de 1945, data em que se assinala o fim do fascismo de Mussolini e o término da ocupação nazista. Assim, de 1 a 26 de abril serão programadas 10 obras italianas de diferentes décadas, que, entre a ficção e o documentário pretendem refletir sobre as conquistas democráticas em Itália e celebrar os valores da liberdade e resistência:

  • Roma, Cidade Aberta (Roma città aperta) (1945), de Roberto Rossellini
  • Gli sbandati (1955), de Francesco Maselli
  • Tão Amigos que Nós Éramos (C’eravamo tanto amati) (1974), de Ettore Scola
  • Uma Vida Difícil (Una vita difficile) (1961), de Dino Risi
  • Una questione privata (2017), de Paolo Taviani
  • Inês deve morrer (L’Agnese va a morire) (1976), de Giuliano Montaldo
  • Il sole sorge ancora (1946), de Aldo Vergano,
  • La donna nella resistenza (1965), de Liliana Cavani
  • All’armi siam fascisti (1962), de Cecilia Mangini, Lino Del Fra e Lino Miccichè
  • O Conformista (Il conformista) (1970), de Bernardo Bertolucci


Ciclo Sem Censura, no Cine-Teatro Turim e no Cinema Fernando Lopes

Nos anos que se seguiram ao 25 de Abril e ao fim da censura em Portugal, diversos filmes italianos conquistaram o público e deixaram uma marca indelével no imaginário coletivo. Entre essas obras inesquecíveis destacam-se: Feios, Porcos e Maus (1976), de Ettore Scola, que oferece uma visão crua e realista da vida numa família desajustada em Roma; Profondo Rosso (1975), de Dario Argento, um thriller de terror psicológico aclamado internacionalmente; Salon Kitty (1976), de Tinto Brass; e Malizia (1973), de Salvatore Samperi, um drama erótico que provocou polémica, e que foi um sucesso de bilheteira, explorando as complexidades das relações humanas e da sexualidade.

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A Festa do Cinema Italiano é o acontecimento mais importante em Portugal dedicado à cultura italiana e é organizada pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, da Embaixada de Itália, do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa e da Cinecittà. Este ano a Festa conta com a TV CINE, Mapei, GROM e Generali Tranquilidade como patrocinadores, PLMJ e Fundação PLMJ como mecenas e conta ainda com o apoio do Mano a Mano (restaurante oficial) e do Hotel Dom Pedro Lisboa (hotel oficial).

Saiba mais em festadocinemaitaliano.com

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