FEST – Novos Realizadores, Novo Cinema | 19º Edição

de Fio Condutor

O FEST – Novos Realizadores, Novo Cinema regressa a Espinho entre os dias 19 e 26 junho. No total, o festival integrará 244 filmes, percorrendo 59 países. O cinema nacional e europeu aqui em lugar de destaque, com 33 obras portuguesas e 164 europeias (não nacionais).

Na cerimónia de abertura do festival, dia 19 de junho, está marcada a estreia nacional de War Pony, das norte-americanas Gina Gammell & Riley Keough. Foi um dos filmes mais falados da secção Un Certain Regard de Cannes’22, venceu o prémio Câmara de Ouro, sendo apontado pela crítica da especialidade como um retrato fundamental da vida indígena na reserva de Pine Ridge, uma comunidade destruída pelo consumo de álcool e drogas e em perpétuo e inevitável conflito com o resto do sonho americano. A encerrar o festival, Metronom de Alexandru Belc.

Além das secções de cinema, o festival apresenta ainda o programa Training Ground que oferece uma plataforma para cineastas, profissionais da área e estudantes de cinema desenvolverem as suas competências e partilharem as suas experiências num ambiente amigável. Serão cerca de 30 masterclasses, workshops e ateliers, conduzidos por alguns dos profissionais mais celebrados da indústria do cinema. Os oradores confirmados para a edição de 2023 incluem Noomi Rapace, Nancy Bishop, Jo Monteiro, Claudia Llosa, Paul Miller, Nuno Lopes, Rui Poças, Marc Boucrot, Carlos Reygadas, Brenda Chapman, Yorgos Mavropsaridis, Lone Scherfig, entre outros.

Lince de Ouro

No quadro competitivo, dez longas-metragens que medem o pulso à cinematografia do futuro, compõem a seleção deste ano do Lince de Ouro.

Nomeados para Ficcção:

  • Animalia, de Sofia Alaoui (MAR/QAT/FRA)
  • Tótem, de Lila Avilés (MEX/DNK/FRA)
  • Suro, de Mikel Gurrea (ESP)
  • Disco Boy, de Giacomo Abbruzzese (FRA/ITA/BEL/POL)
  • Past Lives, de Celine Song (USA/KOR)
  • When it melts, de Veerle Baetens (BEL)

Nomeados para Documentário:

  • And the king said…what a fantastic machine, de Axel Danielson & Maximilien Van Aertryck (DNK/SWE)
  • Paradise, de Alexander Abaturov (FRA/CHE)
  • Man Caves, de Céline Pernet (CHE)
  • Crows are white, de Ahsen Nadeem (IRL/JAP/USA)

Lince de Prata

A Competição Lince de Prata é uma competição de curtas-metragens que procura fornecer uma plataforma de lançamento para novos cineastas nas categorias de Ficção, Documentário, Animação e Cinema Experimental. A seleção deste ano de curtas-metragens em competição pelo prémio Lince de Prata retorna a Espinho com mais de 50 filmes.

Grande Prémio Nacional

O FEST volta a prestar atenção à produção nacional com o Grande Prémio Nacional, com o objetivo de promover e desenvolver de forma sustentada o cinema português, potenciando e promovendo novos cineastas e criando novos públicos. 

Este ano com mais filmes, e mais faixas etárias abrangidas, tornando o visionamento das sessões dos selecionados uma experiência diversificada e enriquecedora para todos os espectadores. Serão 4 sessões e um total de 23 filmes, incluindo alguns regressos, como são os casos de Guilherme Daniel, Ruben Sevivas e Henrique Brazão, mas também a estreia de Monte Clérigo de Luís Campos e Cura#1 de Joana Peralta. No ano passado, o vencedor do Grande Prémio Nacional foi Mansa, de Mariana Bártolo, e as menções honrosas foram para A Rapariga de Saturno, de Gonçalo Almeida, e Da Sala ao Cinema à Rua, de Leonardo Miranda.

FESTinha

Com um vasto programa dedicado aos mais novos e famílias, o FESTinha está de volta com um programa de cinema incrível. São curtas-metragens criativas e divertidas que vão estimular a imaginação, e, claro, promover o interesse pelo cinema no público mais jovem, reforçando a ideia de que qualquer idade é uma boa idade para nos tornarmos cinéfilos. A seleção está dividida em três seções: FESTinha Sub10, Sub12 e Sub16. Cada sessão é adequada para uma faixa etária específica e garante muita animação e diversão para todos os espectadores. Todas as sessões desta secção são gratuitas, mas é necessário inscrever-se previamente para participar.

ECHOS

Em 2023, a secção ECOS vai dar destaque a alguns temas-chave da nossa era. Será composto por ciclos temáticos de curtas-metragens sobre o impacto da tecnologia; a estranha natureza do amor no século XXI; uma série de contos sobre a feminilidade; bem como uma sessão centrada na nova comédia e um olhar sobre novos trabalhos de cineastas selecionados no passado.

NEXXT – Competição Académica

Estes 6 programas de cinema académico compilam alguns dos trabalhos mais inovadores realizados em escolas de cinema de todo o mundo. A seleção deste ano inclui filmes realizados em instituições como a FAMU, a ECAM, a ESTC e a Wien Film Academy, entre muitas outras.

Be Kind Rewind

Na secção Be Kind Rewind será realizada uma retrospectiva integral do trabalho de Cláudia Llosa. Considerada um nome fundamental da cinematografia sul americana, Llosa é um dos nomes na linha da frente do cinema feminista, assumindo-se como uma voz de enorme relevo na compreensão da condição da mulher indígena. No FEST serão mostrados, entre outros, The Milk of Sorrow (2009) e Madeinusa (2005). A cineasta marcará presença em Espinho para apresentar a retrospectiva e para ministrar uma masterclass.

Pitching Forum

O FEST – Pitching Forum é uma competição internacional de projetos cinematográficos e um evento de financiamento e co-produção de filmes, focado em fornecer oportunidades de desenvolvimento, suporte, financiamento e co-produção para projetos cinematográficos. Este ano apresenta uma seleção de 24 projetos internacionais com inegável relevância artística e interesse comercial. Desde longas-metragens e curtas-metragens, documentários, animações e ficções, tanto em desenvolvimento como em pós-produção.

Music Walk With Me

O MWWM integrará um ciclo de showcases que pretende ser um espaço de celebração da conexão entre a música e o cinema, reunindo músicos que trabalham nas duas disciplinas e projetos com intenções de colaborar com projetos cinematográficos. Serão mais de 25 projetos musicais que se apresentarão ao vivo entre os dias 20 e 25 de junho.

__

Sabe mais sobre a programação a edição de 2023 do FEST em www.fest.pt

0 comentário
0

Related News

Deixa Um Comentário