O melhor novo cinema de todo mundo passa por Espinho. O FEST – Festival Novos Realizadores | Novo Cinema celebra 20 anos de existência com uma edição memorável entre 24 de junho a 1 de julho de 2024. O festival, que se afirma como um farol para o cinema do futuro, apresenta uma seleção de filmes cuidadosamente curada, com estreias nacionais e internacionais, em competição e em secções paralelas. Em toda a programação as histórias sobre mulheres ou contadas por mulheres estão em destaque, com muitas realizadoras presentes durante a semana em Espinho.
Abertura e Encerramento com toque feminino

Sons, de Gustav Moller
O festival abre com Sons de Gustav Moller, um thriller psicológico que acompanha uma agente penitenciária idealista que enfrenta um dilema moral quando um jovem do seu passado é transferido para a prisão onde trabalha. O filme, que já venceu o prémio de Young Cinema no Festival de Hong Kong, foi um dos destaques da competição principal do último Festival de Berlim.
Para encerrar a 20ª edição do FEST, a organização escolheu Memories of a Burning Body da costa-riquenha Antonella Sudassassi Furniss. Vencedor do prémio do Público da secção PANORAMA do Festival de Berlim deste ano, este doc-ficção revela uma das filmografias mais em ascensão do momento e aborda temas como a repressão da mulher e a violência doméstica na sociedade Latina.
Competição Lince de Ouro de Ficção: Diversidade e Talento
A Competição Lince de Ouro de Ficção apresenta uma seleção de filmes que refletem a diversidade do cinema mundial, com destaque para a forte presença de realizadoras.

Melk, de Stefanie Kolk
Filmes em competição em destaque:
-
- The Rapture, de Iris Kaltenbäck: um olhar original sobre a maternidade na era contemporânea, através da história de uma parteira que perdeu o controle da sua vida.
-
- Melk, de Stefanie Kolk: um drama comovente sobre uma mulher que tenta lidar com a morte do seu bebé e a doação do seu leite materno.
-
- Animal, de Sofia Exarchou: um retrato da violência contra as mulheres, ambientado numa estância balnear grega onde as animadoras são obrigadas a manter a fachada de alegria mesmo quando sofrem abusos.
-
- Adamant Girl, de Vinothraj PS: um thriller indiano que explora as castas, a superstição e a misoginia, através da história de uma jovem que é obrigada a casar com um homem que não ama.
-
- The Quiet Maid, de Miguel Faus: um thriller espanhol que aborda a luta de classes, a imigração e a objetificação da mulher, na história de uma empregada doméstica colombiana que se rebela contra a sua exploração.
Competição Lince de Ouro de Documentário: amor, luto e diplomacia
A Competição Lince de Ouro de Documentário apresenta 5 filmes que exploram temas como o amor, o luto, a diplomacia e o estado do mundo. Filmes seleccionados em destaque:
-
- Echo of You, de Zara Zerny: um retrato comovente do amor e do envelhecimento, através da história de um casal dinamarquês que viveu junto durante mais de 60 anos.
-
- After the Bridge, de Davide Rizzo & Marzia Toscano: um olhar sobre a dor e a perplexidade de uma mãe italiana cujo filho se tornou um jihadista.
-
- Blix Not Bombs, de Greta Stocklassa: uma conversa entre a realizadora e Hans Blix, o diplomata da ONU que fez as vistorias às pseudo armas de destruição maciça do Saddam Hussein.
-
- Anqa, de Helin Çelik: um documentário sobre a violência doméstica no Médio Oriente.
Competição Lince de Prata
A Competição Lince de Prata é uma competição de curtas-metragens que tenta fornecer uma plataforma de lançamento para novos cineastas, cobrindo quatro formatos diferentes: Ficção, Documentário, Animação e Cinema Experimental. A seleção deste ano de curtas-metragens em competição pelo prémio Lince de Prata retorna a Espinho com mais de 40 filmes.
BE KIND REWIND
20 anos dos melhores projetos do FEST que incluem o filme que o estado de Israel está a tentar censurar na Netflix

Farha, de Darin J. Sallam
Para celebrar os 20 anos do festival, o BE KIND REWIND apresenta uma seleção de longas e curtas-metragens que marcaram a história do FEST. Para além da coleção especial 20 anos na FILMIN, serão exibidas no FEST curtas e longas-metragens que resultam de projetos apresentados no passado no FEST Pitching Forum. Destaque especial para Farha de Darin J. Sallam, um filme que o estado de Israel está a tentar censurar na Netflix, porque fala da violência por trás da criação do estado de Israel em 1948. Durante anos o estado de Israel tem censurado filmes sobre a NAKBA (significa “catástrofe” em árabe, é o termo utilizado pelos palestinianos para designar o êxodo e a despossessão em massa do seu povo durante a Guerra Árabe-Israelita de 1948) e as suas consequências, quando os sionistas terão expulsado da sua terra cerca de 750 mil palestinianos.
Grande Prémio Nacional: Cinema Português em Destaque

Seu Nome era Gisberta, de Sérgio Galvão Roxo
O Grande Prémio Nacional apresenta uma seleção de filmes portugueses de realizadores como Ruben Sevivas, Guilherme Daniel, Carolina Aguiar, Gonçalo Loureiro e Bruno Carnide. Destaca-se Seu Nome era Gisberta de Sérgio Galvão Roxo, um filme de animação que conta a história de Gisberta, mulher trans que foi vítima de um crime hediondo na cidade do Porto em 2006. São, no total, 22 filmes que estarão nas sessões do Grande Prémio Nacional de 2024.
FESTinha: Secção Infantojuvenil do FEST
Outro ano, outra ótima edição do FESTinha, uma cuidadosa seleção mundial de curtas-metragens essenciais, focada em cultivar o amor pelo cinema entre o público jovem! O FESTinha é adaptado para crianças entre 6 e 16 anos, e foi dividido em três grupos etários diferentes: FESTinha Sub10, Sub12 e Sub16. O programa promete ser envolvente, divertido e enriquecedor para todos os participantes. Todas as sessões serão gratuitas, no entanto, é necessária a inscrição para a atividade.
FEST Pitching Forum
Uma competição internacional de projetos cinematográficos e evento internacional de financiamento e coprodução. Consiste na apresentação de 24 projetos previamente selecionados e foca-se em proporcionar oportunidades de desenvolvimento, apoio, financiamento e coproduções de projetos cinematográficos. O fórum está dividido em quatro categorias:
-
- FEATURE GEMS: Projetos de longas-metragens (mínimo de 55 minutos), em fase inicial de desenvolvimento, à procura de financiamento ou coproduções internacionais;
-
- WORK IN PROGRESS: Projetos de longas-metragens (mínimo de 55 minutos), em pós-produção, à procura de financiamento ou serviços de pós-produção;
-
- MAKE IT SHORT: Projetos de curtas-metragens (máximo de 55 minutos), em qualquer fase de desenvolvimento, desde o conceito à pós-produção, à procura de financiamento, coproduções internacionais ou serviços de pós-produção;
-
- SÉRIES: Projetos de séries em qualquer fase de desenvolvimento, desde o conceito à pós-produção, à procura de financiamento, coproduções internacionais ou serviços de pós-produção.
Convidados de Honra da 20ª edição do FEST:
-
- Andrew McAlpine – Designer de produção internacionalmente conhecido pelo seu trabalho em filmes como O Piano de Jane Campion, Clockers de Spike Lee, A Praia de Danny Boyle e, entre outros, O Recruta de Roger Donaldson. Apesar dos mais de 30 filmes em que trabalhou Andrew McAlpine começou no teatro, co-fundando a companhia Commonstock. Como neozelandês, não é surpresa que a jardinagem brote do seu coração e ajude a curar a angústia de hoje.
-
- David Thackeray – Cineasta e Coordenador de Intimidade com vasta experiência em cinema e televisão, incluindo Sex Education, Foundation, The White Lotus e ainda, It’s a Sin, The Crown ou O Problema dos 3 Corpos. Tornou-se um dos primeiros Coordenadores de Intimidade no Reino Unido, integrando a sua experiência na indústria cinematográfica e televisiva após extensos workshops e formação. David Thackeray também trabalha frequentemente com Escolas de Teatro para transmitir seu conhecimento sobre diretrizes de intimidade para alunos atuantes e funcionários principais.
-
- Kenneth Lonergan – Dramaturgo, argumentista e realizador vencedor de Óscar pelo Argumento Original de Manchester by the Sea, filme que realizou, e foi nomeado outras duas vezes pelos argumentos originais de Gangs de Nova Iorque de Martin Scorcese, argumento que co-escreveu, e Podes Contar Comigo outro dos filmes que também realizou. Na filmografia do norte-americano há que olhar, ainda, para Margaret o filme dramático que escreveu e realizou, com Anna Paquin, Matt Damon e Mark Ruffalo.
-
- Melissa Leo – Uma força da natureza em cena, conhecida por retratos naturalistas de mulheres fortes que enfrentam desafios com bravura. Vencedora do Óscar por The Fighter, Melissa Leo é um ícone de talento e inspiração. A sua filmografia impressionante inclui “Frozen River“, Mildred Pierce, The Equalizer e Oblivion, onde demonstra versatilidade e fidelidade à sua paixão por personagens femininas complexas e inesquecíveis.
-
- Polly Duval – Maestrina da pós-produção, Polly navega pelas complexas demandas da indústria cinematográfica há mais de duas décadas. Com mais de 40 longas-metragens no seu portefólio, incluindo obras premiadas como Mr. Turner, Brooklyn e Saltburn, ela garante que a visão de cada projeto seja concretizada com mestria. Atualmente, Polly está envolvida em diversos projetos em plataformas como a Netflix, A24 e BBC, consolidando a sua posição como referência na área.
-
- Nadine Labaki – Uma cineasta, atriz e argumentista libanesa que conquistou o mundo com a suas narrativas poderosas e atuações envolventes. A sua caminhada cinematográfica começou em 2004 com Caramel, a primeira longa-metragem. Nos trabalhos subsequentes, Labaki continuou a explorar temas complexos, como em E Agora, Onde Vamos? e Cafarnaum, que a consagraram como uma voz potente no cinema global.
-
- Jo Monteiro – Diretora de casting da primeira produção portuguesa para a Netflix – Glória, que volta ao FEST para um workshop especial na área do casting na indústria audiovisual.
-
- Pete Travis – Realizador de Omagh – Cicatrizes da Paz que ganhou BAFTA para filme dramático, Ponto de Mira ou Engame traz a Espinho o seu ponto de vista do cinema, temas como a redenção que ele tanto gosta de abordar, as questões morais que desafiam o público a pensar.
-
- Yorgos Lamprinos – conhecido pelo seu trabalho em O Pai (nomeado para o Óscar pelo filme) e Custódia Partilhada ou na série tv Constelação.
-
- Scandar Copti – Realizador palestiniano de 44 anos. Sendo um dos nomes de referência da indústria do cinema, Copti deu vida à sua primeira longa-metragem, Ajami, em 2009. Copti contrata não-atores para desempenhar papéis de protagonismo nos filmes. Ao fazer isso, o realizador consegue capturar a realidade e as reações naturais com mais eficácia.
-
- Sami Arpa – Diretor executivo e cofundador da Largo.ai, com experiência em computação estética, cinema e organização de festivais de cinema. Reconhecido pelo trabalho experimental e inovador em The Escape e The Patterns, um realizador com um doutoramento em Estética Computacional, com um trabalho que combina cinema, arte e tecnologia, irão abrilhantar o festival com a sua presença.
Mais informações sobre o festival e a sua programação estão disponíveis no website do FEST: site.fest.pt