The mice asked me to give you a message (…). They are saying “do not go through little door”.
Coraline de Henry Selick, o filme de estreia do estúdio de animação stop motion Laika, celebra em 2024 o seu 15º aniversário. O filme, adaptado de uma obra literária de Neil Gaiman de 2002, conta a história de Coraline Jones (V.O. Dakota Fanning) uma menina de cabelo azul com atitude, uns pais que não lhe dão atenção e uns vizinhos um pouco estranhos. Tudo isto acontece numa casa que está coberta de mistérios que seduzem Coraline a serem descobertos, sendo um deles uma porta misteriosa que a leva num túnel para uma realidade alternativa.
Henry Selick, mais conhecido pelo seu trabalho no filme The Nightmare Before Christmas (1993), abre ainda mais as asas à imaginação neste filme. Claro que o facto da animação stop motion e o CGI ter evoluído nesse intervalo de tempo em que os dois filmes foram feitos, permitiu a que isso fosse possível. Em Coraline, Selick volta a explorar a ideia de mundos contrastantes através da cor, sendo o mundo real de Coraline marcado por tons mais sépios, mais frios, com menos saturação, enquanto que do outro lado do túnel, já tudo tem cor. Este contraste leva o espectador a cair também nessa armadilha que do outro lado onde tudo é colorido e mais animado, onde os pais de Coraline lhe dão mais atenção e criam um retrato seu com plantas no jardim, é o mundo ideal, o mundo certo. Mas tudo o que é demais enjoa e Coraline vai-se apercebendo que quanto mais fica apegada a esse mundo, mais perigosa se torna a aventura.
A música do filme de Bruno Coulais é um elemento crucial deste filme, dado que nos mantém sempre alerta. Os seus sons algo dissonantes e as melodias cantadas por vozes de crianças, trazem uma onda sombria a toda a obra, que é o que permite que alcance um nível de peculiaridade e assuma o seu papel enquanto sendo praticamente um filme de terror de animação.
Coraline não é uma princesa clássica da Disney que precisa de ser salva. No seu dia-a-dia, em que se sente constantemente ignorada pelos seus pais, arranja rapidamente formas de se defender e entreter. Apesar de cair nas mãos erradas, vemos a sua personalidade a manifestar-se através da sua coragem e inteligência. O que, de certa forma, é sempre uma lufada de ar fresco, pois Coraline, apesar de muita assistência que possa ter dos vizinhos e outros seres, é ela, uma criança de 11 anos, que se atira ao desconhecido, como também é ela quem descobre soluções para os problemas que advêm disso.
Para as crianças que vejam o filme, isto pode ser até altamente empoderador, pois veem alguém como eles a vencer na adversidade, sem ter ajuda ou estar acompanhado de adultos. Ao vermos o filme desta forma, que por sua vez tem esse lado assustador e sombrio, pode na realidade revelar-se como um filme esperançoso para as crianças que o vejam, pois podem retirar dele que na realidade também elas têm a força, capacidade e inteligência para combater os monstros que os atormentam.