Cerimónia de Encerramento e Entrega de Prémios MONSTRA 2023

de Fio Condutor

Chegou ao fim mais uma edição da MONSTRA. O maior festival de animação do país celebrou, este ano, o centenário do cinema animado português e a cinematografia do Japão, o país convidado. Foram 12 dias com mais de 400 filmes mas não só, como a MONSTRA já nos vem habituando. Foram palestras, workshops, masterclasses e exposições que decorreram na sua habitual casa, o cinema São Jorge, mas também na Cinemateca, UCI El Corte Inglês, Cinema City Alvalade e em outros locais, fora do panorama cinematográfico, como o Museu da Marioneta, a Sociedade Nacional de Belas Artes de Lisboa mas também fora de Lisboa no Centro Cultural de Carnide e no Centro de Artes de Sines.

Segundo o director artístico, Fernando Galrito, foram mais de 10.000 pessoas presentes nas várias sessões da MONSTRA deste ano e mais de 19.000 na MONSTRINHA, que continua a mostrar, e acima de tudo educar, a próxima geração de crianças para a beleza do cinema de animação. Fernando Galrito sublinha que esta edição foi “uma das mais calorosas de sempre na grande amizade e encontro da grande família da animação portuguesa e internacional, com os milhares de participantes vindos dos cinco continentes para celebrar com grande entusiasmo a arte da animação”.

Nesta cerimónia de encerramento houve tempo para algumas surpresas para além da entrega de prémios com um resumo em vídeo de todos os destaques do festival e também um sobre os vários workshops, alguns totalmente esgotados que fizeram parte do alinhamento da MONSTRA 2023. Do trabalho dos workshop resultou muita animação de grande qualidade nos vários filmes realizados pelos participantes.

Para além disso fomos presenteados com duas antestreias mundiais, uma de Joan Gratz com The Battle for Swan Lake (2023), um vídeo misturando animação e imagem real em que cães e gatos dançam o famoso bailado do Lago dos Cisnes de Tchaikovski. Absolutamente hilariante.

Ice Merchants, do realizador nacional João Gonzalez, triunfou com cinco galardões, incluindo o Prémio SPA | Vasco Granja e o Prémio do Público, na Competição Portuguesa. No ano com mais filmes nacionais em competição no festival, “A relação muito forte entre um pai e um filho num universo frágil e perigoso, onde tudo se pode quebrar, servido por uma animação e um grafismo que nos restitui essa sensação de vertigem” foi o argumento que justificou a escolha do júri composto por Florence Miailhe, Les Mills e Pandora da Cunha Telles. Além do galardão principal, nesta categoria, o painel de jurados concedeu a Menção Honrosa a Ana Morphose, de João Rodrigues, “uma ode aos livros e ao mundo imaginário a que eles nos convidam”.

Unicorn Wars, do espanhol Alberto Vázquez levou o Grande Prémio MONSTRA RTP2, na Competição de Longas. A decisão coube ao painel de jurados formado por Joan Gratz, JP Simões, Lucija Mrzljak, Monika Łuszpak-Skiba e Paulo Silva “pela mistura de géneros de uma maneira inesperada e poderosa e o desenvolvimento de personagens divertidos e chocantes num mundo lindamente projetado”. Na mesma competição, distinguiram-se ainda os portugueses Nayola, de José Miguel Ribeiro, com a Melhor Banda Sonora e o Prémio do Público, e Os Demónios do Meu Avô, de Nuno Beato, com o Prémio Especial do Júri. A Menção Honrosa foi para Perlimps, do brasileiro Alê Abreu.

Na Competição de Curtas-metragens, coube a Dog Apartment receber o Grande Prémio MONSTRA RTP2. “Um filme absurdo onde a anormalidade se torna normal” e “inesquecível” foram as palavras utilizadas pelo júri representado por Iolanda Ferreira, Joanna Quinn, Ligia Soare, Margit “Buba” Antauer e Martin Smatana para descrever a obra do realizador estoniano Priit Tender. Joan Gratz, Margit “Buba” Antauer, Luc Brevart e Nuno Amorim foram as autorias surpreendidas com um merecido Prémio Carreira.

Eis a lista completa dos vencedores da MONSTRA 2023:

VENCEDORES DA MONSTRA 2023

COMPETIÇÃO LONGAS

Grande Prémio MONSTRA RTP2 – Longa-Metragem

  • Guerra de Unícornios (Unicorn Wars) de Alberto Vásquez, 2022 (ES/FR)

Prémio Especial do Júri

  • Os Demónios do Meu Avô, de Nuno Beato, 2022 (PT)

Menção Honrosa

  • Perlimps, de Alê Abreu, 2022 (BR)

Prémio do Público

  • Nayola, de José Miguel Ribeiro, 2022 (PT)

Melhor Banda Sonora

  • Nayola, de José Miguel Ribeiro, 2022 (PT)

COMPETIÇÃO CURTAS-METRAGENS

Grande Prémio MONSTRA RTP2 – Curta-Metragem

  • Apartamento de Cão (Dog Apartment), 2022 (EE)

Melhor Curta-Metragem Portuguesa

  • Ice Merchants, de João Gonzalez, 2022 (PT)

Prémio Especial do Júri

  • Carta para um Porco (Letter to a Pig) de Tal Kantor, 2022 (FR,IL)

Menção Honrosa

  • A Sombra das Borboletas (Shadow of the Butterflies de Sofia El Khyari, 2022 (FR)

Prémio do Público

  • Ice Merchants, de João Gonzalez, 2022 (PT)

COMPETIÇÃO PORTUGUESA

Prémio SPA/Vasco Granja

  • Ice Merchants, de João Gonzalez, 2022 (PT)

Menção Honrosa

  • Ana Morphose, de João Rodrigues, 2023 (PT)

Prémio do Público

  • Ice Merchants, de João Gonzalez, 2022 (PT)

COMPETIÇÃO CURTÍSSIMAS

Melhor Curtíssima

  • M2, de Ana Martin, Bella Tagliabue, Paola Bellato, 2021 (AR)

Melhor Curtíssima Portuguesa

  • Era uma vez uma Nêspera (Loquats Poem) de Leonor Silva, 2022 (PT)

Menção Honrosa

  • PLSTC, de Laen Sanchez, 2022 (FR)

COMPETIÇÃO PERSPECTIVAS

Prémio do Público – Longa-Metragem

  • Bizarros Peixes das Fossas Abissais, de Marcelo Marão, 2023 (BR)

Prémio do Público – Curta- Metragem

  • Baratas (Cockroaches) de Adel Khan Farooq, 2022 (NO)

COMPETIÇÃO MONSTRINHA

Grande Prémio MONSTRINHA Inatel

  • Ice Merchants, de João Gonzalez, 2022 (PT)

Menções Honrosas

  • Suzie no Jardim (Suzie in the Garden) de Lucie Sunkova, 2022 (CZ)
  • Em Nome das Plantas (In the Name of Plants) de Hérve Bressaud, 2022 (FR)

Prémio do Público

  • A Rainha das Raposas (The Queen of the Foxes) de Marina Rosset, 2022 (CH)

COMPETIÇÃO CURTAS DE ESTUDANTES

Melhor Curta-Metragem de Estudante – Júri Sénior

  • Com Amor, Pai (Love, Dad) de Diana Cam Van Nguyen, 2021 (CZ)

Melhor Curta-Metragem de Estudante – Júri Júnior

  • Diplomacia do Eclipse (Diplomatie de L’Eclipse) de Cesar Luton, Achille Pasquier, Selim Lallaoui, Clemence Bailly e Axel Mechin, 2022 (FR)

Melhor Curta-Metragem de Estudante Portuguesa

  • A Semente que Palpita (The Beating Seed) de Alice Carmo, Laura Pires, Marta Ribeiro e Tiago Pimenta, 2022 (PT)

Menções Honrosas

  • Recursos Humanos (Human Resources) de Isaac Wenzek, Titouan Tillier e Trindad Plass Caussade, 2022 (FR)
  • Raízes (Roots) de Maddalena Brozzi, Sara Moschini e Laura Cagnoni, 2022 (IT)

Já mesmo ao cair do pano da cerimónia de encerramento recebemos a notícia sobre o próximo país convidado para a MONSTRA de 2024 e as datas de início e término da MONSTRA do próximo ano. O país convidado será a IRLANDA e a MONSTRA do próximo ano decorrerá entre 7 a 17 de Março de 2024. Deixo-vos com uma primeira amostra do cartaz da próxima edição desenhado por Tomm Moore.

 

No final ainda houve tempo para confraternizar, no final da cerimónia com um delicioso vinho QSF e uns belos pastéis de Belém. Os dados estão lançados e para o ano há muito mais animação e acima de tudo isso, muito bom cinema para miúdos e graúdos nas salas de cinema de Lisboa.

0 comentário
3

Related News

Deixa Um Comentário