Berlinale 2025

de Rafael Félix

Inicia-se no próximo dia 13 de Fevereiro o 75º Festival Internacional de Cinema de Berlim. O evento irá decorrer até ao dia 23 e serão projetados mais de 200 filmes distribuídos por 9 secções, sendo que 20 destes participam na secção Em Competição avaliada pelo júri presido, este ano, por Todd Haynes, onde competirão pelo Urso de Ouro.

Nesta secção irão passar nomes como Richard Linkater com Blue Moon (2025), o novo filme onde reencontra Ethan Hawke; Michel Franco também se volta a juntar com Jessica Chastain depois de Memory (2023) para Dreams (2025). Hong Sang-So apresenta What does that nature say to You (2025) e Radu Jude volta a Berlim com Kontinental25 (2025).

Além dos filmes na competição principal, serão também feitas projeções especiais como a estreia alemã de A Complete Unknown (2024), recentemente nomeado aos Óscares, The Light (2025) de Tom Tykwer, e The Narrow Road to the Deep North, a nova série de Justin Kurzel, protagonizada por Jacob Elordi e Ciarán Hinds, e claro, a estreia mais mediática do festival: Mickey 17 (2025) o aguardadíssimo novo filme de Bong Joon Ho, com Robert Pattinson. Em destaque, e como forma de marcar os 80 anos da libertação do Campo de Concentração de Auschwitz-Birkenau, a Berlinale irá garantir uma projeção integral de Shoah (1985), o documentário basilar de 9 horas, realizado por Claude Lanzmann que filma inúmeros relatos de sobreviventes e colaboradores dos campos de concentração durante o período do Holocausto. Ao todo, esta secção Especial contém 21 filmes de 16 países, sendo que 15 deste serão estreias mundiais.

Welcome Home Baby (2025) de Andreas Prochaska vai abrir a secção Panorama que, este ano, irá apresentar 34 filmes de 28 países. Serão projetados os novos filmes de Isaac Julien, Ina Weisse, Mehmet Akif Büyükatalay, Amalia Ulman, Jeanette Nordahl, Sébastien Betbeder e Fernando Eimbcke, entre outros. É a secção que a Berlinale carateriza como “explicitamente queer, explicitamente feminista e explicitamente política”.

No que toca a louvores, Tilda Swinton vai receber o Urso de Ouro Honorário pelo trabalho extraordinário apresentado ao longo da carreira e Rainer Rother, director artístico da Cinemateca Alemã, vai receber a Berlinale Camera pelo seu contributo para com o cinema alemão e para com a Berlinale, onde tem chefiado as secções Retrospective e Berlinale Classics desde 2006.

O festival irá decorrer em diversos pontos da capital alemã entre os dias 13 e 23 de Fevereiro com cobertura do Fio Condutor.

1 comentário
1

Related News

1 comentário

Das Licht (2025) - Fio Condutor 16 de Fevereiro, 2025 - 08:33

[…] com as Wachowski, por Cloud Atlas (2012) e o realizador de Run Lola Run (1998) abriu a Berlinale de 2025 com uma cacofonia divisiva que faz de tudo um pouco: cada género, cada tema, cada formato, e […]

Deixa Um Comentário