Arkadiko Film Fest está de volta: uma celebração do passado e do presente do cinema europeu.

de Fio Condutor

Após o sucesso da sua edição inaugural, o Arkadiko Film Festival está de volta para um segundo ano, prosseguindo a sua missão de fazer a ponte entre culturas através do cinema europeu. Três das principais plataformas VOD independentes da Europa – Filmin, MYmovies e Cinobo – unem forças para levar este festival online pioneiro ao público de Portugal, Espanha, Itália, Grécia e Chipre.

A decorrer até 28 de fevereiro, o festival apresentará uma seleção de filmes europeus contemporâneos e clássicos.

Arkadiko Film Festival deve o seu nome à antiga Ponte Arkadiko, a mais antiga ponte preservada da Europa, um poderoso símbolo de ligação através do tempo e do espaço. Tal como a ponte une as pessoas há milénios, o objectivo do festival é continuar a unir gerações de amantes do cinema, promovendo o diálogo entre o passado e o presente através do cinema.

Concebida para estimular o diálogo entre diferentes épocas cinematográficas, esta seleção visa envolver tanto cinéfilos experientes que apreciam os clássicos e o público mais jovem, ansioso por os descobrir. Mais uma vez, os espectadores terão a oportunidade de de participar diretamente, votando no prémio do público, que será disputado pelos títulos contemporâneos.

O objetivo é promover o cinema europeu através de um programa cuidadosamente selecionado dividido por temas que combina filmes europeus clássicos com obras contemporâneas, realçando o rico património cinematográfico do continente.

Destaque para o tema Voices of Resistance, sobre a tradição de protestos e ativismo europeus, esta secção apresenta filmes o o clássico moderno O Ódio (1995), de Mathieu Kassovitz – filme poderoso e provocador com Vincent Cassel, sobre as tensões raciais em França. 

A dupla Borders and Beyond centra-se na migração, no asilo e na identidade. Esta secção examina a evolução da relação da Europa com as suas fronteiras e a vida de quem as atravessa com os filmes O Quinto Selo (1976), de Zoltán Fábri sobre  dilema moral que promete alimentar debates intensos. Situada na Budapeste sitiada pelos nazis, esta deslumbrante obra apresenta-se como um clássico fundamental para entender o passado, o presente e o futuro da Europa e Klondike de Maryna Er Gorbach, o melhor filme ucraniano da temporada, candidato ao Óscar pelo seu país. Um drama anti-guerra que nos coloca no centro do conflito que continua a abalar o mundo.

Shadows of Conflict está em sintonia com os actuais desafios geopolíticos na Europa, como a guerra na Ucrânia e as preocupações mais gerais com a segurança e a estabilidade na região apresentado o clássico de Jean Renoir, A Grande Ilusão (1937) uma comovedora meditação sobre as classes sociais, a natureza da guerra e a morte da velha ordem na Europa e o moderno 78 Days, de Emilija Gasic sobre 78 dias que durou a campanha aérea da NATO sobre a República Federal da Jugoslávia em 1999, período em que se passa a primeira longa-metragem. 

Em modo dupla, o tema Mother Europe o explora a forma como o papel tradicional da mãe transcende as fronteiras biológicas e domésticas, reflectindo dimensões sociais, culturais e emocionais mais amplas com a obra-prima de Jean Eustache A Mãe e a Puta (1973) num restauro 4K, um filme de culto dos mais venerados e mais citados da história do cinema e Milk, de Stefanie Kolk,  sobre uma mulher lida com o luto de um bebé que não chegou a nascer, enquanto os seus seios continuam a produzir leite, num filme impactante que quebra tabus sobre a maternidade.

Em Laughing Matters, explora-se a intersecção entre humor e crítica. Esta secção apresenta filmes que utilizam a sátira e a comédia para refletir sobre as normas sociais, a política e o comportamento humano como O Charme Discreto da Burguesia (1972), de Luis Buñuel, uma fabulosa e virulenta sátira à burguesia vencedora do Óscar de Melhor Filme Estrangeiro e Rimini, onde o realizador Ulrich Seidl apresenta este cínico e desolador retrato de personagem, uma comédia de humilhação protagonizada por um cantautor melódico que actua para os idosos entre cocktails fortes.

Os quatro títulos contemporâneos irão competir pelo Prémio do Público, uma iniciativa que visa promover o envolvimento do público com o festival e promover o visionamento de filmes.

_

O Arkadiko Film Fest é apoiado pelo programa MEDIA Creative Europe.Todos os filmes estarão disponíveis por subscrição na Filmin, com legendas em português e inglês. Toda a programação estará disponível até ao final de fevereiro na Filmin para todos os subscritores. 

0 comentário
1

Related News

Deixa Um Comentário