MONSTRA – Conferência de Imprensa (17 Fevereiro 2022)
Aconteceu, no passado dia 17 de Fevereiro, a conferência de imprensa de apresentação da 21ª Edição da MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa, que irá decorrer de 16 a 27 de Março de 2022. Esta apresentação aconteceu na Sociedade Nacional de Belas Artes, tendo como anfitrião o seu vice-presidente da direção, o pintor Jaime Silva.
Fernando Galrito – Diretor Artístico do MONSTRA – responsável pelo festival, desde a sua fundação em 2000, partilha o grande objetivo da MONSTRA como sendo: “Celebrar a transversalidade artística, promover o encontro entre pessoas de diferentes artes e transmitir novos olhares estéticos, usando como base a linguagem mais pluridisciplinar que conhecemos: o cinema de animação”, como podemos ler no site oficial do MONSTRA. Desde a sua primeira edição foram muitas as mutações que sofreu, sempre com a missão de levar o cinema de animação a cada vez mais gente. A MONSTRA é já considerada um evento de destaque no panorama cultural de Lisboa e não só, atingido um impacto a nível nacional e mesmo internacional. E este ano não é exceção pois as novidades são muitas e ambiciosas.
No início da conferência foi relembrada a última edição da MONSTRA, em 2021, onde foram apresentados mais de 450 filmes, tendo como país convidado a Bélgica. Os números foram impressionantes com mais de 75.000 espectadores durante todos os momentos do festival, dos quais mais de 65.000 foram crianças e jovens no MONSTRINHA. Fernando Galrito revela que outro objetivo do festival é: “Ensinar a gramática do cinema aos mais novos e continua a ser essa uma das maiores prioridades, mas não só” – acrescenta.
Inicia-se a revelação da nova edição de 2022, tendo como país convidado a Bulgária que comemora os 75 anos de criação do departamento de Animação do então Instituto Nacional da Cinematografia Búlgara. Nesse contexto, fazendo uma retrospetiva profunda daquele cinema ainda que pouco divulgado mas repleto de “pérolas” narrativas, estéticas e cinematográficas, apresenta obras dos grandes mestres da animação búlgaros. E ainda colaborações com importantes estúdios de animação do leste da Europa: o FinFilm, Boyana Film, Dido Film Art Pik. Nesta fantástica viagem pelo cinema de animação da Bulgária, em 80 filmes. “A meta é ser enciclopédico e não wikipédico” na ênfase dada ao país convidado em cada uma das edições, remata Fernando Galrito.
Partindo da programação do país convidado, a MONSTRA faz a ponte com o leste através de uma colaboração única com quatro festivais – Animateka (Eslovénia), Animator (Polónia), Animafest (Croácia) e Animest (Roménia) -, numa secção intitulada “Da Europa de Leste para Portugal”.
Uma especial menção a Radostina Neykova (também ela búlgara), realizadora de cinema, responsável pelo filme promocional e também pela arte da edição da MONSTRINHA 2022, continuando a tradição de convidar sempre um realizador de animação com a sua visão muito própria. Para a ilustração do cartaz principal do MONSTRA Anri Koulev foi o escolhido, estando também presente para a exibição, em estreia mundial, do seu último filme To Put It Mildly.
Miguel Pires de Matos, co-programador do festival, apresenta a seção de competição que recebeu mais de 2500 filmes dos quais foram escolhidas 175 curtas e 7 longas originários de 82 países diferentes mostrando como o festival é tão abrangente a nível mundial. Na seção de Portugal, a escolha de 18 filmes em competição de um total de 81 filmes inscritos é excelente sinal na produção de animação em Portugal. A competição pelos vários prémios de “Melhor Longa”, “Melhor Curta”, “Melhor Curta Estudante”, “Curtíssimas” e “SPA Vasco Granja” será muito renhida tal a qualidade dos filmes apresentados.
Como é habitual no MONSTRA teremos muitas sessões e eventos especiais dos quais temos de destacar, no dia 16 de Março, a estreia em Portugal de Belle (2021) de Mamoru Hosoda, nomeado aos Annie Awards e dirigido aos fãs de anime e bem recebido pela crítica como um dos melhores do ano. Outro destaque é a primeira exibição de Flee – A Fuga, do dinamarquês Jonas Poher Rasmunssen é um docudrama de animação independente que tem sido abençoado com muitos prémios com destaque para o “Grande Prémio de Annecy” e a nomeação a três categorias dos Óscares deste ano (Melhor Filme de Animação, Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Documentário de Longa-Metragem).
Fora de competição mais alguns destaques como um programa especial dedicado ao cinema de animação brasileiro de nome AnimaBR com vários títulos como O Menino e o Mundo (2016), nomeado ao Óscar de Melhor Filme de Animação de 2016 e Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente (2020), que integra a competição de Longas-Metragens deste ano.
Na seção Históricos, a celebração dos 85 anos do eterno clássico Branca de Neve e os Sete Anões (1937), primeira longa-metragem de animação dos estúdios Disney, e que antecipa o início do MONSTRA, com sessão marcada para 5 de Março na Cinemateca Júnior.
Muitas outras seções estarão presentes como a TerrorAnim, com filmes de terror e fantasia, e a Triple X, com uma seleção de cinema de animação erótico.
Quem também não vai faltar à chamada é a MONSTRINHA. Durante os dois fins-de-semana do festival, estão previstas sessões de curtas e longas a pensar nas famílias. O programa inclui a secção Baby MONSTRINHA, com sessões descontraídas e de entrada gratuita para crianças até aos 3 anos. Dedicado ao público mais novo, o festival volta a abrir também o leque de sessões nas escolas e para escolas da Grande Lisboa, com o nome de MONSTRINHA Vai à Escola a decorrer entre 14 de Fevereiro e 11 de Março com o intuito de mostrar um novo tipo de cinema e abrir os horizontes das crianças do nosso país para outras formas de ver o mundo.
Haverá ainda outras ofertas para lá do cinema com um naipe mágico de 10 exposições. “Do Outro Lado da Câmara, os Demónios do Meu Avô” inaugurou no dia 11 de Fevereiro e celebra a 15ª parceria entre o festival e o Museu da Marioneta. Neste espaço histórico lisboeta parte-se à descoberta dos bastidores, entre cenários, personagens e texturas da primeira longa-metragem nacional de animação de marionetas (Stop-Motion), Os Demónios do Meu Avô, de Nuno Beato. Foi revelado, pelo próprio, nesta conferência de imprensa, que os primeiros 15 minutos do filme serão mostrados nesta edição e a exposição terá uma pequena representação no cinema São Jorge.
Ainda a destacar, na sociedade Nacional de Belas Artes, uma centena de desenhos originais da realizadora Joanna Quinn, uma exposição dedicada ao realizador Búlgaro Anri Koulev e uma celebração dos “10 anos do BAP”, um dos mais promissores e premiados estúdios de uma nova geração de animadores portugueses.
Para finalizar a maior novidade deste festival é a presença do MONSTRA não apenas no escuro do cinema mas também à solta pelas ruas de Lisboa com momentos de realidade aumentada, em parceria com a Unloop, que apresentou, na pessoa de Hélder Rocha (Fundador e CEO) as primeiras imagens de uma aplicação de telemóvel que permite interagir com “Os Monstros” deste festival pelas ruas de Lisboa e muitas outras surpresas ainda por revelar. Utilizando arte presente nesta edição será outra maneira de projetar o futuro de um festival sempre em busca de inovação na transmissão da cultura cinematográfica de animação.
A MONSTRA acontece no Cinema São Jorge, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, Cinemateca Júnior e Cinema City Alvalade. Aos fins-de-semana, as sessões do programa Pais e Filhos decorrem no Museu Nacional de Etnologia, Centro Cultural de Carnide e Casa das Artes de Sines.
De 16 a 27 de março, a 21.ª MONSTRA vai andar à solta em Lisboa!
A programação completa e todas as informações disponíveis estão no site www.monstrafestival.com e na app do festival.