An Approximation of their Barbarous Manners (2021)

de João Iria

Uma voz aquece o ecrã com uma história pessoal acerca das filmagens de Chinatown (1974) e a tensão que afetava a performance de um ator. Esta situação é partilhada ao telefone, com gargalhadas, por Bruce Glover, um character actor mais conhecido pelo seu trabalho neste clássico neo-noir de Roman Polanski e pela sua atuação como Mr. Wint no filme de James Bond, Diamonds Are Forever (1971). Este telefonema é seguido por um vídeo casting deste ator para uma produção independente, que justifica o motivo destes risos, pois o seu olhar conta uma perseguidora tristeza que assevera o talento de Glover como imensurável. Um talento que qualquer realizador desejaria ter na sua produção. Assim iniciam as filmagens, em Marrocos, com uma pequena equipa entusiasmada em trabalhar com um dos character actors mais requisitados de Hollywood. Uma alegria que desvanece rapidamente quando percebem que Bruce Glover desapareceu.

Esta é a história de An Approximation of their Barbarous Manners, uma curta-metragem avant-garde, escrita e realizada por Christian Serritiello, que explora uma produção em completo caos, desesperadamente à procura do seu ator principal. Desordem funciona como a protagonista desta narrativa, através de uma direção de fotografia de Thorsten Fleisch a preto e branco que encurrala a câmara e as personagens em posições desconfortáveis, uma banda sonora de Jack Patching que mantém ansiedade à distância de um bolso, e de um elenco disposto a entregar-se completamente ao caos desta curta-metragem. 

Christian Serritiello balança comédia satírica com drama perturbador, ridicularizando a fragilidade de uma equipa durante filmagens e o impacto que um atraso ou o desaparecimento de um ator tem numa produção. São os momentos de atores quebrados pelo ego com monólogos sobre suricatas, um produtor sem conhecimento da sua própria produção, um realizador consciente da sua falta de controlo perante a sua obra e o poder de uma pessoa – não presente -, que capturam visualmente a insanidade de uma realidade comum neste mundo do cinema. Seria divertido se não fosse tão assustadoramente idêntico às emoções sentidas nestas situações semelhantes.

O movimento avant-garde desapareceu da sétima arte, enterrado por distribuidoras e produtoras com receio de produzir uma longa-metragem dominada por emoção e realização experimental. Este conceito vive em curtas-metragens como no caso de An approximation of their Barbarous Manners, que existem sem medo de desviar rostos do ecrã. Serritiello cria uma história desconfortável que evita a presunção comum de obras semelhantes, ao compreender o simples facto que a sanidade abandona todos os projetos a partir do instante que se iniciam as filmagens. São ocorrências dominadas por emoções confusas e uma ansiedade tremenda que retira a identidade de todos os membros da equipa. Somente o cinema avant-garde é que podia resumir essa experiência fielmente. 

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